Aeropress

Uma rica combinação da textura do café coado com a complexidade sensorial do espresso

Subscribe call

Quer o café perfeito para usar com a sua Aeropress?

Nós temos o café ideal.

Como preparar café usando Aeropress


Como preparar café usando Aeropress

o que é necessário para usar a Aeropress

1. Aeropress

2. Filtro de papel para o Aeropress

3. Para preparar 200ml de bebida (1 xícara): 20 gramas (2-3 colheres de sopa cheia) de café coffee&joy na moagem média

4. 200ml de água mineral ou filtrada

preparando seu café

1. Aqueça 400ml de água filtrada ou mineral até levantar fervura (reserve metade para escaldar o filtro de papel e o interior da aeropress). A água deverá estar em uma temperatura de cerca de 90-96 °C. Para chegar nessa temperatura, é só ferver a água e aguardar cerca de um minuto para usá-la.

2. Encaixe o filtro de papel na tampa. Use uma parte da água quente para escaldar o filtro de papel, isso ajuda a limpar o filtro e evita gosto de papel em sua bebida. Em seguida, reserve. Use a água para escaldar também a parte do êmbolo da Aeropress que será utilizado para preparar o café.

3. Monte sua Aeropress da seguinte forma: apoie o êmbolo em uma superfície plana e encaixe na outra parte da “seringa”, de modo que a tampa fique virada para cima.

4. Despeje o pó de café na Aeropress. A moagem recomenda nessa receita é a média (se ele for moído imediatamente antes do preparo, fica ainda mais gostoso).

5. Derrame cerca de 50ml de água quente em cima do pó e aguarde 30 segundos, esse momento se chama pré-infusão onde os sabores e aromas do café são liberados.

6. Em seguida, mexa por 10 segundos, utilizando uma colher ou a espátula plástica que acompanha a Aeropress, 

7. Adicione o restante da água aos poucos, fazendo movimento circulares, até chegar no número 1 da marcação da Aeropress. Encaixe a tampa, aguarde por cerca de 3 minutos. Após esse tempo, vire a Aeropress com cuidado e encaixe o suporte na xícara e pressione o êmbolo fazendo uma pressão constante com a palma da mão até finalizar o processo.

Enjoy!

Os passos acima deverão ser feitos para preparar o café: ferver a água, escaldar o filtro de papel, escolher bem o café que será utilizado, medir a proporção entre café e água, realizar a pré-infusão e finalizar o preparo. Em seguida, cada passo será detalhado para você poder executar com maestria todo o preparo! 

água

Muito é dito sobre ferver ou não a água na hora de preparar o seu café. Você pode ferver a água normalmente e aguardar cerca de 1 minuto para utilizar diretamente sobre o pó de café. Também é preciso retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição.

Quando a água começa a evaporar, os sais minerais existentes ali ficam mais concentrados. Esses sais minerais concentrados podem prejudicar o resultado final da sua bebida, por isso é importante retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. E se atentar a qualidade da água que será usada.

escalde o filtro

Utilize a água que você acabou de ferver para escaldar o filtro de papel. Esse passo tem como objetivo hidratar o papel para receber o pó de café e retirar algumas possíveis impurezas e gostos que podem ter no filtro. Além disso, pode usar a água também para escaldar a aeropress

o café (qualidade e moagem)

A granulometria da moagem influenciará diretamente no resultado final do seu café. Quando mais grossa a moagem, mais facilmente a água passará pelo café e mais dificuldade ela terá para extrair todo o potencial do café. Já a moagem muito fina, fará com que a água tenha um contato maior com as partículas do café e super extraia o café, o que poderá gerar um certo amargor na sua bebida. Para a Aeropress, indicamos utilizar uma moagem média como ponto de partida.

 Para ficar fácil de você comparar em casa, pode utilizar o açúcar cristal como base para a moagem média. Aqui neste post tem um passo a passo para acercar na moagem do café.

Mais uma vez, prefira sempre cafés com torra fresca. O café torrado não estraga, mas ele envelhece. Ou seja, com o passar do tempo, o café vai perdendo suas características sensoriais.

proporção

A escolha da proporção é importante para preparar um café equilibrado. Uma proporção que tende a agradar a maioria dos paladares é utilizar 10 gramas de café para cada 100ml de água. Se você preferir um café mais concentrado, é só aumentar a quantidade de pó de café utilizado no preparo. Por exemplo, você pode utilizar 15 gramas de café para cada 100ml de água. Aqui vale a experimentação para encontrar a proporção que mais agrada o seu paladar.

pré infusão

A pré-infusão é fundamental para garantir que todas as partículas de café sejam hidratadas. É durante essa etapa que o café libera todos os seus aromas e sabores. Por isso, é importante garantir que as partículas de café tenham se hidratado igualmente para que as condições de extração de cada partícula seja a mais parecida possível.

finalizando

Passado o tempo de pré-infusão, mexa o café com uma colher ou com a espátula que vem junto com a aeropress. Jogue o restante de água lentamente para finalizar a extração em movimentos circulares, coloque a tampa e aguarde por cerca de 3 minutos. Após esse tempo, vire a Aeropress com cuidado e encaixe o suporte na xícara e pressione o êmbolo de forma constante para finalizar o processo, fazendo uma pressão para baixo

Com isso sua extração vai ocorrer em um tempo maior e todas as características do grão terão mais tempo para serem liberadas e sua bebida ganha uma complexidade maior (acidez, doçura,corpo e amargor), além do equilíbrio. A bebida produzida trará lembranças de um espresso e de um café filtrado também.

Enjoy!


Sobre a Aeropress

Em 2004, Alan Alder começou a estudar o processo de preparar café com os utensílios existentes para extrair a bebida. O intuito era conseguir criar um utensílio inovador e que conseguiria extrair um café com qualidade superior aos já existentes.

Alan tem o costume de inventar coisas desde os 13 anos de idade. Esse costume lhe rendeu mais de 40 patentes. Ele já desenvolveu sistemas de monitoramento para aeronaves militares, reatores nucleares e submarinos, entre outros. Ainda, Alan também foi o responsável por inventar alguns brinquedos produzidos pela empresa Aerobie. Um desses brinquedos é o “Anel Voador”, que ganhou o recorde mundial de lançamento mais longo!

Com toda essa energia que Alan possui para criar coisas novas, surgiu a Aeropress em 2005. Basicamente, a Aeropress é composta pelo corpo, êmbolo e o porta filtro. Ela se assemelha bastante a uma seringa. Com a Aeropress, Alan conseguiu unir um pouco do sabor existente no café espresso em conjunto com a delicadeza de um café filtrado. Isso é possível devido a pressão que é feita pelo êmbolo para extrair o café que passa por um filtro de papel antes de chegar à xícara.

A Aeropress é um dos métodos para o preparo de cafés mais versáteis já inventados, possibilitando uma enorme variedades de moagens e temperaturas. E, por isso, acabou virando um brinquedo na mão de quem gosta de fazer experiências e testes com o café.

Além do filtro de papel, é possível utilizar um filtro feito com material metálico no preparo de sua Aeropress

Como limpar sua Aeropress

Limpeza Rápida

Após o uso, o suporte pode ser higienizado com a água quente e ser seco naturalmente ou com um pano que não solte pelos.

A limpeza rápida pode quebrar um galho no dia a dia, mas para garantir uma higienização completa é necessário ir além do enxágue com água.

Limpeza completa

Utilize uma esponja macia e detergente neutro, sem cheiro. Esfregue delicadamente, inclusive colocando uma leve pressão na tampa do filtro, onde tem os buraquinhos e comumente os resquícios de café ficam concentrados. Enxágue com água até remover todo o sabão.

Como reutilizar a borra

A borra pode ser usada em tratamentos de beleza e no cuidado com as plantas como mostramos nos post abaixo:

Não tem a sua Aeropress ainda?

Compre agora na nossa loja.