Como nossos cafés são torrados?

Você sabe a importância da torra para obter um café excepcional?
Veja aqui como os cafés especiais Coffee & Joy são torrados. Sobre

O café é um alimento que passa por diversas etapas até chegar na nossa xícara. A qualidade final do grão cru de café depende da combinação de diversos fatores como: clima, adubação, tratamento fitossanitários, estado em que os frutos de café foram colhidos, cuidados com o pós-colheita, realização do beneficiamento e armazenamento.

Após a obtenção de uma matéria prima de qualidade (grão cru) é necessário realizar o processo de torração (ou torra) para que o café possa ser consumido. Ou seja, a etapa de torração é fundamental para a obtenção de um produto final de altíssima qualidade. É nessa etapa que ocorrem as principais alterações físicas e químicas que produzirão os compostos responsáveis pela cor, sabor e aroma da bebida.

Mais especificamente, as alterações físicas manifestam-se através da expansão volumétrica dos grãos e mudanças na textura e cor. Já as alterações químicas, ocorrem devido às reações pirolíticas (transformação por aquecimento) que são ocasionadas pela transferência de calor. As reações químicas ocasionam a formação de vários compostos voláteis e não voláteis, que tem sua origem na reação de Maillard, na hidrólise, na condensação de compostos e, por fim, na caramelização de açúcares. Os compostos formados são responsáveis por várias características sensoriais que podem ser observadas no café, como: fragrância, aroma, acidez, corpo, doçura e sabor residual.

Em razão disso, diferentes pontos de torra trará diferentes resultados sensoriais, por exemplo:

Roast 1 Roast 2 Roast 3 Roast 4

É importante notar também fatores como variedade do café, altitude onde o cultivo foi realizado, o tipo de processamento pós-colheita (natural, cereja descascado, honey, etc.), influenciam diretamente na torra do café.

Nós do Coffee & Joy, realizamos a primeira torra do café respeitando as características naturais que cada café possui, visando sempre ressaltar notas sensoriais que são da origem daquele grão. O café é provado e anotamos todas as características encontradas.

A partir disso, testamos mais três perfis de torra diferentes para o mesmo café. E, em uma sessão com pelo menos dois especialistas em café, provamos todos os perfis e o que melhor ressaltar as características naturais do grão será o escolhido.

Todo esse processo é elaborado por profissionais certificados pelo Coffee Quality Institute (CQI) e também por Q-Grader licenciado pela Specialty Coffee Association of America (SCAA) (Jack Robson), dessa maneira nós garantimos a melhor qualidade possível para nossos clientes.

Após todos os testes e escolhido o perfil de torra que será adotado, nos certificamos da escolha feita, preparando o café em um método filtrado (por exemplo na Hario V60, Chemex). Nesta etapa o objetivo é ter certeza que aquele perfil de torra irá ressaltar todo potencial dos grãos.

Por fim, o perfil de torra é replicado em um torrador de maior potencial, por um mestre de torra (Jefferson), para ser enviado para você, onde estiver.

Mais do que isso, nossos cafés são torrados toda semana para garantir o maior frescor possível para nossos clientes. Ou seja, você sempre receberá um café Coffee & Joy com torra fresquinha na sua casa!

Registramos todo o nosso trabalho de definição de torra para você acompanhar todo o cuidado que temos antes de levar os grãos para você e está no vídeo abaixo! É um prazer compartilhar nossas sensações com você! Enjoy!