Fácil, simples e extrai uma bebida fantástica, um café marcante, saboroso e encorpado, lembrando o sabor do expresso
1. Cafeteira Italiana
2. Café coffee&joy, o suficiente para preencher todo o filtro
3. Água mineral ou filtrada
1. Coloque água mineral ou filtrada no reservatório inferior, sem ultrapassar a válvula de segurança da cafeteira italiana e encaixe o filtro
2. Despeje o café coffee&joy de sua preferência no filtro de metal da cafeteira italiana, até encher. Não pressione o pó e não coloque menos que o limite total. A moagem deve ser ligeiramente mais grossa que os furos do compartimento onde o café é adicionado. Isso facilita a passagem da água pelo pó de café e ocasionará uma extração mais uniforme.
3. Encaixe bem todos os compartimentos da cafeteira italiana.
4. Coloque um pouco de água na parte de cima da cafeteira, isso evita que o café já pronto queime quando entrar em contato com o metal.
5. Coloque a cafeteira diretamente na boca do fogão com a chama baixa e mantenha a tampa aberta para acompanhar o processo.
6. Observe o líquido que está saindo na parte de cima e quando começar a espirrar, feche a tampa e retire a cafeteira do fogo e espere o restante da filtragem.
7. Sirva em seguida. Enjoy!
Em seguida, cada passo será detalhado para você poder executar com maestria todo o preparo!
Durante o preparo de sua bebida, se atente a qualidade da água e sempre utilize água mineral ou filtrada. A qualidade da água influencia diretamente no resultado do seu café.
O tamanho moagem tem influência direta no resultado do seu café na xícara. Uma moagem mais grossa, facilita a passagem da água pelo café, com isso as características do grão (acidez, doçura, corpo e amargor) serão extraídas de uma forma mais lenta. Já uma moagem muito fina, faz com que a água tenha mais contato com as partículas de café e pode gerar uma super extração, e ressaltar apenas o amargor de sua bebida. Para a cafeteira italiana é recomendado utilizar a granulometria média, pois uma fina pode entupir o filtro de metal e uma mais grossa deixaria o café “ralo”.
Para facilitar a comparação em casa, utilize o açúcar cristal como referência para a moagem média. Aqui neste post tem um passo a passo para acercar na moagem do café.
Uma dica muito importante, prefira sempre cafés com torra fresca. O café torrado não estraga, mas ele envelhece, pois passa por um processo de oxidação e perda de suas características. Ou seja, com o passar do tempo, o café vai perdendo suas características sensoriais.
A escolha da proporção é importante para preparar um café equilibrado. Na cafeteira italiana é sempre importante utilizar a capacidade total dela. Isso porque, ela usa a pressão para filtrar o café (mesmo sistema da panela de pressão), então, além de ter um resultado melhor na xícara, você corre menos riscos de causar um acidente da cozinha.
A filtragem de café na cafeteira italiana acontece de forma rápida, por isso recomendamos deixar a tampa levantada para visualizar todo o processo e também despejar um pouco de água no fundo para evitar que líquido tenha contato com o metal quente após jorrar da parte superior da Moka.
A bebida produzida trará lembranças de um espresso e pode ser utilizada no preparo de bebidas com café. Separamos algumas para você testar em casa.
Em 1919 Afonso Bialetti abriu uma pequena oficina em Crusinallo, para fabricar produtos utilizando alumínio. Posteriormente, essa pequena oficina se tornou em um estúdio para projetar e produzir itens em alumínio. Foi em 1933 que Afonso inventou a Moka Express, a famosa cafeteira italiana. Entretanto, a empresa cresceu e ficou conhecida mundialmente quando Renato Bialetti assumiu os negócios. Renato é filho de Afonso Bialetti e foi o grande responsável por propagar a Moka Espress pelo mundo. Um fato curioso sobre a cafeteira italiana é a caricatura de um senhor que vem estampada na parte superior. A inspiração da caricatura é o próprio Renato Bialetti.
A cafeteira italiana utiliza processo de percolação, que de forma resumida, consiste na pressão que é feita no interior da reservatório de água por conta do calor e que faz com que a água suba em direção ao filtro, passe pelo café e continue até jorrar o café pronto na parte superior.
Além da cafeteira italiana ser conhecida pela praticidade de se fazer um excelente café, ela também se tornou um símbolo do design. Em 2019 a marca completou 100 anos. A tradição se mantém mais viva do que nunca e, a cada ano, são lançadas versões repaginadas, com design mais contemporâneo com o uso de novas cores.
Existem 5 tamanhos de Moka no mercado atualmente, de 1, 3, 6,e 12 xícaras por preparo. Lembrando que a referência de xícara é o padrão italiano de 50 ml cada. Escolha a que melhor se encaixe na sua rotina.
Siga os passos abaixo:
1. Espere sua cafeteira esfriar
2. Desmonte todas as partes e retire o resíduo que ficou no filtro de metal
3. Não utilize produtos abrasivos durante a limpeza, pois isso pode danificar sua cafeteira
4. Utilize água quente, uma esponja ou pano macio para realizar a limpeza, se achar necessário use algumas gotas de detergente neutro durante o processo
5. No filtro de metal, utilize uma escova pequena para tirar todos os resíduos.
6. Enxágue bem todas e as partes e deixe secar naturalmente.
A borra pode ser usada em tratamentos de beleza e no cuidado com as plantas como mostramos nos post abaixo:
Compre agora na nossa loja.