Cafeteira Italiana

Fácil, simples e extrai uma bebida fantástica, um café marcante, saboroso e encorpado, lembrando o sabor do expresso

Subscribe call

Quer o café perfeito para usar com a sua Cafeteira Italiana?

Nós temos a opção ideal para seu momento café

Como preparar café usando Cafeteira Italiana


o que é necessário

1. Cafeteira Italiana

2. Café coffee&joy, o suficiente para preencher todo o filtro

3. Água mineral ou filtrada

preparando seu café

1. Coloque água mineral ou filtrada no reservatório inferior, sem ultrapassar a válvula de segurança da cafeteira italiana e encaixe o filtro

2. Despeje o café coffee&joy de sua preferência no filtro de metal da cafeteira italiana, até encher. Não pressione o pó e não coloque menos que o limite total. A moagem deve ser ligeiramente mais grossa que os furos do compartimento onde o café é adicionado. Isso facilita a passagem da água pelo pó de café e ocasionará uma extração mais uniforme. 

3. Encaixe bem todos os compartimentos da cafeteira italiana.

 4. Coloque um pouco de água na parte de cima da cafeteira, isso evita que o café já pronto queime quando entrar em contato com o metal.

5. Coloque a cafeteira diretamente na boca do fogão com a chama baixa e mantenha a tampa aberta para acompanhar o processo.

6. Observe o líquido que está saindo na parte de cima e quando começar a espirrar, feche a tampa e retire a cafeteira do fogo e espere o restante da filtragem.

7. Sirva em seguida. Enjoy!

Em seguida, cada passo será detalhado para você poder executar com maestria todo o preparo! 

água

Durante o preparo de sua bebida, se atente a qualidade da água e sempre utilize água mineral ou filtrada. A qualidade da água influencia diretamente no resultado do seu café.

café (qualidade e moagem

O tamanho moagem tem influência direta no resultado do seu café na xícara. Uma moagem mais grossa, facilita a passagem da água pelo café, com isso as características do grão (acidez, doçura, corpo e amargor) serão extraídas de uma forma mais lenta. Já uma moagem muito fina, faz com que a água tenha mais contato com as partículas de café e pode gerar uma super extração, e ressaltar apenas o amargor de sua bebida. Para a cafeteira italiana é recomendado utilizar a granulometria média, pois uma fina pode entupir o filtro de metal e uma mais grossa deixaria o café “ralo”.

Para facilitar a comparação em casa, utilize o açúcar cristal como referência para a moagem média. Aqui neste post tem um passo a passo para acercar na moagem do café.


Uma dica muito importante, prefira sempre cafés com torra fresca. O café torrado não estraga, mas ele envelhece, pois passa por um processo de oxidação e perda de suas características. Ou seja, com o passar do tempo, o café vai perdendo suas características sensoriais.

proporção

A escolha da proporção é importante para preparar um café equilibrado. Na cafeteira italiana é sempre importante utilizar a capacidade total dela. Isso porque, ela usa a pressão para filtrar o café (mesmo sistema da panela de pressão), então, além de ter um resultado melhor na xícara, você corre menos riscos de causar um acidente da cozinha.

finalizando

A filtragem de café na cafeteira italiana acontece de forma rápida, por isso recomendamos deixar a tampa levantada para visualizar todo o processo e também despejar um pouco de água no fundo para evitar que líquido tenha contato com o metal quente após jorrar da parte superior da Moka.

A bebida produzida trará lembranças de um espresso e pode ser utilizada no preparo de bebidas com café. Separamos algumas para você testar em casa.

Sobre a Cafeteira Italiana

Em 1919 Afonso Bialetti abriu uma pequena oficina em Crusinallo, para fabricar produtos utilizando alumínio. Posteriormente, essa pequena oficina se tornou em um estúdio para projetar e produzir itens em alumínio. Foi em 1933 que Afonso inventou a Moka Express, a famosa cafeteira italiana. Entretanto, a empresa cresceu e ficou conhecida mundialmente quando Renato Bialetti assumiu os negócios. Renato é filho de Afonso Bialetti e foi o grande responsável por propagar a Moka Espress pelo mundo. Um fato curioso sobre a cafeteira italiana é a caricatura de um senhor que vem estampada na parte superior. A inspiração da caricatura é o próprio Renato Bialetti.

A cafeteira italiana utiliza processo de percolação, que de forma resumida, consiste na pressão que é feita no interior da reservatório de água por conta do calor e que faz com que a água suba em direção ao filtro, passe pelo café e continue até jorrar o café pronto na parte superior.

Além da cafeteira italiana ser conhecida pela praticidade de se fazer um excelente café, ela também se tornou um símbolo do design. Em 2019 a marca completou 100 anos. A tradição se mantém mais viva do que nunca e, a cada ano, são lançadas versões repaginadas, com design mais contemporâneo com o uso de novas cores.

Existem 5 tamanhos de Moka no mercado atualmente, de 1, 3, 6,e 12 xícaras por preparo. Lembrando que a referência de xícara é o padrão italiano de 50 ml cada. Escolha a que melhor se encaixe na sua rotina.

Como limpar sua Cafeteira Italiana

Siga os passos abaixo:

1. Espere sua cafeteira esfriar

2. Desmonte todas as partes e retire o resíduo que ficou no filtro de metal

3. Não utilize produtos abrasivos durante a limpeza, pois isso pode danificar sua cafeteira

4. Utilize água quente, uma esponja ou pano macio para realizar a limpeza, se achar necessário use algumas gotas de detergente neutro durante o processo

5. No filtro de metal, utilize uma escova pequena para tirar todos os resíduos.

6. Enxágue bem todas e as partes e deixe secar naturalmente.


Como reutilizar e a borra

A borra pode ser usada em tratamentos de beleza e no cuidado com as plantas como mostramos nos post abaixo:



Não tem a sua Cafeteira Italiana ainda?

Compre agora na nossa loja.