Chemex

uma forma muito elegante de preparar e servir um bom café

Subscribe call

Quer o café perfeito para usar com a sua chemex?

Nós temos a opção perfeita para você.

Como preparar café usando Chemex

o que é necessário

1. Chemex

2. Filtro de papel próprio para a chemex

3. Para o preparo de 600ml de bebida: utilize 60g (6 colheres de sopa cheias)do café coffee&joy de sua preferência, em uma moagem média.

4. 660 ml de agua mineral ou filtrada.

Ou você pode utilizar a receita abaixo:

Receita para 300 ml (proporção de 8% para um café mais suave)

24g (2-3 colheres de sopa cheia) de café coffee&joy na moagem média.

330ml de água filtrada ou mineral

preparando seu café

1. Ferva cerca de 1 litro de água mineral ou filtrada. Reserve em torno de 400ml para escaldar o filtro de papel.

2. Dobre o filtro e encaixe na Chemex, deixando a parede tripla virada para frente - no caso, a que tem um bico para servir a bebida.

3. Escolha um café coffee&joy sua preferência. Se possível, opte por fazer a moagem dos grãos na hora do preparo.

4. Escalde o filtro com bastante água, para se certificar que tirou todas as possíveis impurezas e sabores presentes no filtro de papel, bem como para deixar tudo na temperatura ideal para receber o café.

5. Descarte a água utilizada na etapa 4.

6. Coloque o café moído no filtro e inicie o processo de pré-infusão, que nada mais é do que adicionar um pouco da água, o suficiente para cobrir todo o pó e aguardar por cerca de 30 segundos, para que todos os gases dos café sejam liberados nessa etapa.

7. Em seguida, acrescente mais água quente em movimentos circulares, mirando apenas no pó e evitando jogar água nas paredes do filtro. Espere a água descer e repita o processo mais vezes dando pequenos intervalos entre uma jogada de água e outra, até acabar a água.

8. Quando o café começar a gotejar de forma lenta, retire o filtro com cuidado e descarte.

Sirva em seguida. Enjoy!

Os passos acima deverão ser feitos para preparar o café: ferver a água, escaldar o filtro de papel, escolher bem o café que será utilizado, medir a proporção entre café e água, realizar a pré-infusão e finalizar o preparo. Em seguida, cada passo será detalhado para você poder executar com maestria todo o preparo! 

água

Você pode ferver a água normalmente e aguardar cerca de 1 minuto para utilizar diretamente sobre o pó de café. O tempo entre ferver a água e utilizar para escaldar o filtro já é o suficientes para que ela fique numa boa temperatura para ser usada diretamente sobre o pó do café, evitando, assim, que a água queime o pó.

Também é preciso retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. Quando a água começa a evaporar, os sais minerais existentes ali ficam mais concentrados. Esses sais minerais concentrados podem prejudicar o gosto no resultado final da sua bebida, por isso é importante retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. E se atentar a qualidade da água que será usada. Prefira sempre uma mineral ou filtrada.

escalde o filtro

Utilize a água que você acabou de ferver para escaldar o filtro de papel. Esse passo tem como objetivo hidratar o papel para receber o pó de café e retirar algumas possíveis impurezas e gostos que podem ter no filtro. Por ser um filtro mais grosso, dê mais atenção a essa parte do processo e utilize bastante água para lavar bem o papel e não trazer gosto dele para o seu café.

o café (qualidade e moagem)

O tamanho moagem tem influência direta no resultado do seu café na xícara. Uma moagem mais grossa, facilita a passagem da água pelo café, com isso as características do grão (acidez, doçura, corpo e amargor) serão extraídas de uma forma mais lenta. Já uma moagem muito fina, faz com que a água tenha mais contato com as partículas de café e pode gerar uma super extração, e ressaltar apenas o amargor de sua bebida. Para a Chemex é recomendado utilizar a granulometria média, pois isso possibilita a extração de uma bebida mais equilibrada. 

Para facilitar a comparação em casa, utilize como referência utilize a moagem entre o açúcar cristal e a farinha para quibe. Aqui neste post tem um passo a passo para acercar na moagem do café.

Uma dica muito importante, prefira sempre cafés com torra fresca. O café torrado não estraga, mas ele envelhece, pois ele oxida e perde o potencial de suas características sensoriais. Ou seja, com o passar do tempo, o café vai perdendo suas características sensoriais.

proporção

A proporção entre a quantidade de café utilizada e água é importante para ter uma extração equilibrada. Indicamos uma proporção de 10g sde café (1 colher de sopa cheia) para cada 100ml de água. Essa proporção agrada a maioria dos paladares e é um bom ponto de partida.

Se você utilizar muita água e pouco café a tendência é você produzir um café mais suave. Em contrapartida, ao utilizar uma quantidade maior de pó de café e uma quantidade menor de água, você terá um café mais concentrado e intenso.

Não tenha medo de ir testando as proporções para achar aquela que mais te agrada!

pré infusão

A pré-infusão é fundamental para garantir que todas as partículas de café sejam hidratadas. É durante essa etapa que o café libera todos os seus aromas e sabores. Por isso, é importante garantir que as partículas de café tenham se hidratado igualmente para que as condições de extração de cada partícula seja a mais parecida possível.

finalizando

Tendo feito o processo de pré-infusão, você pode dividir o restante da água em três partes. Assim, você vai jogando a água aos poucos no pó, dando um intervalo de 10 segundos entre cada jogada de água. É importante que vá fazendo movimentos circulares e constantes enquanto estiver jogando a água sobre o pó. Todo esse processo deve durar de 3 a 4 minutos para um resultado melhor na xícara.

Agora é só você aproveitar o café incrível que foi preparado.

Sobre a Chemex

A Chemex foi inventada pelo químico alemão Peter Schlumbohm em 1941, logo após sua imigração para os Estados Unidos em 1936. Ao longo de sua carreira, Peter desenvolveu mais 300 patentes, desde coqueteleiras até itens relacionados com automóveis. Schlumbohm tinha como objetivo tornar objetos de uso cotidiano mais atraentes, funcionais e agradáveis para a utilização.

Se acompanha as séries Friends e Brooklyn Nine Nine, já deve ter visto a Chemex sendo usada em algum momento do seriado. Com o design inovador e elegante, a Chemex é parte do acervo permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), junto com outras invenções de Peter Schlumbohm.

Durante o desenvolvimento da Chemex, Peter buscou elaborar um utensílio que além de preparar uma bebida final incrível e de forma simples, fosse bonito ao mesmo tempo.

Com seu conhecimento em química, Peter tinha consciência das reações que químico-físicas que existem durante a extração do café. Isso o levou a utilizar um filtro de papel similar ao que são encontrados em laboratórios, com espessura mais grossa do que é comumente usado em outros métodos de filtragem de café. Esse filtro, após ser dobrado e dividido com três dobras de um lado e uma do outro (parece tripla), tem uma capacidade maior de filtragem e possibilita a extração de uma bebida suave e equilibrada, sem resíduos na xícara e a destaca as características do grão.

O material utilizado em sua fabricação da chemex é similiar aos que são usados em recipientes de laboratório, ou seja não poroso e que não transfere nenhum sabor para a bebida, além de ser resistente com calor.

A Chemex pode ser encontrada no mercado em três tamanhos: três, seis e oito xícaras.

Como limpar sua Chemex

Limpeza Rápida

Para uma limpeza rápida, descarte o filtro de papel utilizado e enxague o método com água morna e deixe secar naturalmente em um local seguro e longe de possíveis quedas.

Limpeza completa

Para uma limpeza completa, descarte o filtro de papel usado no preparo e utilize uma escova de higienizar garrafas e sabão neutro. No processo, utilize água morna para a esterilização do método e deixe secar em um local seguro e longe de possíveis quedas.

Como reutilizar os filtros e a borra

A borra pode ser usada em tratamentos de beleza e no cuidado com as plantas como mostramos nos post abaixo:

- Como fazer um esfoliante caseiro com borra de café

- Como reutilizar a borra de café nas plantas

O filtro de papel pode ser reutilizado para a confecção de artesanatos, e também para encapar caixas e cadernos e até mesmo utilizado na confecção de desenhos com técnica de aquarela, já que é uma folha mais grossa.

Quer o café perfeito para usar com a sua chemex?

Venha conhecer uma melhor forma de tomar cafés.