Clever

O método inteligente de preparar café

Subscribe call

Quer o café perfeito para preparar na sua Clever?

Experimente a nossa seleção para transformar o seu momento café.

como fazer café com a Clever


o que é necessário 

1. Suporte de filtros Clever de 500ml

2. Filtro de papel para o suporte

3. Para preparar 500ml de bebida (2 xícaras): 50 gramas (4-5 colheres de sopa cheia) de café coffee&joy na moagem média

4. 500ml de água mineral ou filtrada


Ou você pode utilizar a receita abaixo:

Receita para 300 ml (proporção de 8% para um café mais suave)

24 gramas (2-3 colheres de sopa cheia) de café coffee & joy na moagem média

300 ml de água filtrada ou mineral


preparando seu café

1. Aqueça por volta de 600ml de água filtrada ou mineral até levantar fervura (reserve cerca de 100ml para escaldar o filtro de papel). A água deverá estar em uma temperatura de cerca de 90-94 °C. Para chegar nessa temperatura, ferva a água e aguarde cerca de um minuto para usá-la direto no pó.

2. Dobre as costuras do filtro de papel e encaixe no porta filtro.

3. Use uma parte da água quente para escaldar o filtro de papel, isso ajuda a limpar o filtro e evita gosto de papel em sua bebida. Em seguida, encaixe a clever na xícara ou jarra para ativar a válvula e descartar a água.

4. Despeje o pó de café no porta filtro. A moagem recomendada nessa receita é a média (se ele for moído imediatamente antes do preparo, fica ainda mais gostoso).

5. Derrame toda a água na Clever, de uma vez, fazendo movimento de um lado para o outro, coloque a tampa e aguarde por cerca de 2 minutos e meio. No meio do tempo, mexa com uma colher para misturar o café, principalmente a camada que costuma ficar boiando na parte de cima.

6. Após esse tempo, encaixe o suporte na jarra ou direto na caneca para ativar a válvula e espere até que o líquido comece a gotejar na parte de baixo do porta filtro para finalizar o processo

7. Sirva em seguida. Enjoy!

(continue lendo para ter uma explicação completa de todo o passo a passo, história e dicas de limpeza)

Os passos acima deverão ser feitos para preparar o café na Clever: ferver a água, escaldar o filtro de papel, escolher bem o café que será utilizado, medir a proporção entre café e água e finalizar o preparo. Em seguida, cada passo será detalhado para você poder executar com maestria todo o preparo! 

água

Você pode ferver a água normalmente e aguardar cerca de 1 minuto para utilizar diretamente sobre o pó de café. O tempo entre ferver a água e utilizar para escaldar o filtro já é o suficientes para que ela fique numa boa temperatura para ser usada diretamente sobre o pó do café.

Também é preciso retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. Quando a água começa a evaporar, os sais minerais existentes ali ficam mais concentrados. Esses sais minerais concentrados podem prejudicar o gosto no resultado final da sua bebida, por isso é importante retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. E se atentar a qualidade da água que será usada. Prefira sempre uma mineral ou filtrada.

escalde o filtro

Utilize a água que você acabou de ferver para escaldar o filtro de papel. Esse passo tem como objetivo hidratar o papel para receber o pó de café e retirar algumas possíveis impurezas e gostos que podem ter no filtro.

o café (qualidade e moagem)

Sempre que puder, prefira fazer a moagem do grão no momento que for preparar sua bebida. E caso não tenha um moedor perto de você, compre o café já moído e com a torra recente.

O tamanho da moagem tem um papel muito importante na hora de extrair o seu café, pois uma moagem errada pode afetar negativamente sua bebida. Por exemplo, caso utilize uma moagem grossa, a água passará pelo café com mais facilidade, porém terá mais dificuldade para extrair tudo o que o grão pode oferecer. Já com a moagem muito fina, o contato com água e a extração serão maiores, o que pode resultar em uma bebida final muito amarga e desagradável para alguns paladares.

O segredo é escolher a moagem adequada para cada método que você utilizar. Para a Clever, nós indicamos uma moagem média ou grossa, isso vai depender da receita escolhida. Uma moagem grossa deixará seu café mais suave e a moagem média mais equilibrado. De toda forma, vale os testes para achar a sua receita perfeita.

Para ficar fácil de você comparar em casa, pode utilizar o açúcar cristal como base para a moagem média e trigo para quibe para a moagem grossa. Aqui neste post tem um passo a passo para acercar na moagem do café.

Mais uma vez, prefira sempre cafés com torra fresca. O café torrado não estraga, mas ele envelhece. Ou seja, com o passar do tempo, o café vai perdendo suas características sensoriais.

proporção

A proporção entre a quantidade de café utilizada e água é importante para ter uma extração equilibrada. Indicamos uma proporção de 10 gramas de café para cada 100ml de água. Essa proporção agrada a maioria dos paladares e é um bom ponto de partida.

Se você utilizar muita água e pouco café a tendência é você produzir um café mais suave. Em contrapartida, ao utilizar uma quantidade alta de pó de café e uma quantidade menor de água, você terá um café mais concentrado e intenso.

Não tenha medo de ir testando as proporções para achar aquela que mais te agrada!

finalizando

Para a Clever, basta colocar toda a água de uma só vez em movimentos de um lado para o outro, coloque a tampa e aguarde por cerca de 2 minutos e meio.

Após o tempo final de 2 minutos e meio de infusão, encaixe o suporte na jarra ou xícara para ativar a válvula e espere até que o líquido comece a gotejar na parte de baixo do porta filtro para finalizar o processo.

Com isso sua extração vai ocorrer em um tempo maior e todas as características do grão terão mais tempo para serem liberadas e sua bebida ganha uma complexidade maior (acidez, doçura, corpo e amargor), além do equilíbrio.

Enjoy!

Sobre a Clever

A Clever Dripper é um dos métodos de preparação de café mais fáceis que você vai encontrar. Ele oferece tanto os benefícios de um café coado como dos preparados na prensa francesa.

Durante o preparo, a Clever retém a água e o café em pó na câmara de infusão (no estilo de uma prensa francesa) até que a válvula de drenagem seja ativada. Isso permite que você tenha imersão total e ainda utilize um filtro para capturar qualquer resíduo de pó de café.

O conceito de design da Clever é semelhante ao de cupping (prova profissional de café), já que possui um controle de todas as variáveis no processo de infusão, destacando, assim as características reais do café. 

É ideal para quem gosta de cafés encorpados que mantêm um alto nível de clareza de sabor. É possível encontrar a Clever em 2 tamanhos, o pequeno que serve até 300ml ou o grande, que serve até 500 ml. Além disso, a Clever utiliza filtro de papel comum, com a base reta, que é muito fácil de encontrar.

Essas possibilidades tornam possível pesquisar e encontrar a que melhor se encaixa no seu estilo de vida. 

como limpar a Clever

limpeza rápida

Após o uso, o suporte pode ser higienizado com a água quente e ser seco naturalmente ou com um pano que não solte pelos.

A limpeza rápida pode quebrar um galho no dia a dia, mas para garantir uma higienização completa é necessário ir além do enxágue com água.

limpeza completa

Utilize uma esponja macia e detergente neutro, sem cheiro. Esfregue delicadamente, inclusive colocando uma leve pressão na base e entre as ranhuras, onde comumente os resquícios de café ficam concentrados. Enxágue com água até remover todo o sabão, inclusive apoiando em uma jarra ou xícara, para que o sabão lave a parte do canal da válvula.

como reutilizar os filtros e a borra

A borra pode ser usada em tratamentos de beleza e no cuidado com as plantas como mostramos nos post abaixo:

- Como fazer um esfoliante caseiro com borra de café

- Como reutilizar a borra de café nas plantas

O filtro de papel pode ser reutilizado para a confecção de artesanatos, e também para encapar caixas e cadernos.

Não tem a sua Clever ainda?

Veja as opções disponíveis na loja online.