Coador de Pano

tradição nacional na hora de tomar seu café

Subscribe call

Quer o café perfeito para usar com filtro de pano?

Experimente a nossa seleção para transformar o seu momento café.

Como preparar café usando coador de pano


O que é necessário

  1. Um coador de pano pequeno; 
  2. Para preparar 200ml (1 xícara) de bebida: 20 gramas (2-3 colheres de sopa cheia) de café coffee&joy;
  3. 200ml de água mineral ou filtrada.

Ou você pode utilizar as receitas abaixo:

  • Receita para 400 ml:

40 gramas (4-5 colheres de sopa cheia) de café coffee&joy

400ml de água filtrada ou mineral

  • Receita para 800 ml:

80 gramas (8-9 colheres de sopa cheia) de café coffee&joy

800ml de água filtrada ou mineral


Preparando seu Café

  1. Aqueça em torno de 400ml de água filtrada ou mineral até levantar fervura. A água deverá estar em uma temperatura de cerca de 90-96 °C. Para chegar nessa temperatura, ferva a água e aguarde cerca de um minuto para usá-la.
  2. Use metade da água quente para escaldar o coador, isso ajuda a limpar e retirar resíduos do último preparo.
  3. Despeje o pó de café no coador, de tal forma que a superfície fique nivelada. A moagem deve ser média (se for moído imediatamente antes do preparo, o café fica mais gostoso).
  4. Derrame um pouco da água quente em cima do pó, o suficiente apenas para cobrir ele todo e aguarde 30 segundos, esse momento se chama pré-infusão onde os sabores e aromas do café são liberados.
  5. Em seguida, adicione o restante da água aos poucos, bem devagar e em movimento circulares, certificando que está pegando todo o pó e espere até o café ser filtrado por completo
  6. Sirva em seguida. Enjoy!!

Logo abaixo, cada passo será detalhado para você poder executar com maestria todo o preparo! 

água

Muito é dito sobre ferver ou não a água na hora de preparar o seu café. Você pode ferver a água normalmente e aguardar cerca de 1 minuto para utilizar diretamente sobre o pó de café. Também é preciso retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. Quando a água começa a evaporar, os sais minerais existentes ali ficam mais concentrados. Esses sais minerais concentrados podem prejudicar o resultado final da sua bebida, por isso é importante retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. E se atentar a qualidade da água que será usada no preparo da sua bebida.

escalde o coador

Utilize a água que você acabou de ferver para escaldar o filtro de pano. Esse passo tem como objetivo hidratar o tecido para receber o pó de café e retirar algumas possíveis impurezas e gostos que podem ter no filtro.

água o café (qualidade e moagem)

Sempre que puder, prefira fazer a moagem do seu grão momento que for preparar sua bebida. E caso não tenha um moedor perto de você, compre o café já moído e com a torra recente.

O tamanho da moagem tem um papel muito importante na hora de extrair o seu café, pois uma moagem errada pode afetar negativamente sua bebida. Por exemplo, caso utilize uma moagem grossa, a água passará pelo café com mais facilidade, porém terá mais dificuldade para extrair tudo o que o grão pode oferecer. Já com a moagem muito fina, o contato com água e a extração serão maiores, o que pode resultar em uma bebida final muito amarga e desagradável para alguns paladares.

O segredo é escolher a moagem adequada para cada método que você utilizar. Para o coador de pano, nós indicamos uma moagem média (café mais suave) ou até fina para um café mais intenso. Para ficar fácil de você comparar em casa, pode utilizar o açúcar cristal como base para a moagem média ou a farinha de rosca como base para a moagem fina.

Aqui neste post tem um passo a passo para acercar na moagem do café.

Mais uma vez, prefira sempre cafés com torra fresca. O café torrado não estraga, mas ele envelhece. Ou seja, com o passar do tempo, o café vai perdendo suas características sensoriais.

proporção

A proporção entre a quantidade de café utilizada e água é importante para ter uma extração equilibrada. Indicamos uma proporção de 10 gramas de café para cada 100ml de água. Essa proporção agrada a maioria dos paladares.

Se você utilizar muita água e pouco café a tendência é você produzir um café mais ralo, que irá te lembrar chá. Em contrapartida, ao utilizar uma quantidade alta de pó de café e uma quantidade menor de água, você terá um café mais concentrado e intenso.

Não tenha medo de ir testando as proporções para achar aquela que mais de agrada!

pré-infusão

É durante essa etapa que o café irá liberar todos seus aromas e sabores. O objetivo dessa etapa é hidratar as partículas do café moído, já que cada uma terá um tempo de absorção diferente, dependendo da moagem. Então, basta jogar água para cobrir todo o pó de café e aguardar o tempo de 30 segundos.

finalizando

Passado o tempo de pré-infusão, é necessário jogar o restante de água lentamente para finalizar a extração em movimentos circulares.

Para um melhor resultado, distribua a água sobre o pó em três momentos, dando um intervalo de 10 segundos entre eles. Com isso sua extração vai ocorrer em um tempo maior e todas as características do grão terão mais tempo para serem liberadas e sua bebida ganha uma complexidade maior (acidez, doçura,corpo e amargor), além do equilíbrio.

Enjoy!

Sobre o Coador de Pano

Sobre o Coador de Pano

Uma das formas mais populares de “passar” café no Brasil, o coador de pano é um método simples e muito saboroso na hora de preparar sua bebida.

A estrutura do método é bem simples, conta com um tecido de algodão pouco poroso e um círculo para suportá-lo, normalmente de metal. E é isso que o torna tão especial, sua simplicidade, capaz de unir várias qualidades desejáveis em um só café.

O tecido faz com os óleos do café passem para a xícara, isso resulta em uma bebida com o corpo marcante e acompanha um gosto que fica mais tempo na boca. 

O filtro de pano evoluiu, o suporte ganhou muitas cores e formas. Hoje é possível encontrar diversas marcas no mercado, com suportes de diferentes valores, tamanhos e materiais. Essas possibilidades tornam possível pesquisar e encontrar a que melhor se encaixa no seu estilo de vida.  

Como limpar seu coador

Por ser feito de tecido e com o uso diário, o coador de pano “guarda” muitos resíduos e estes afetam a qualidade e sabor da sua bebida com o tempo. Recomendamos trocar seu coador por novo a cada mês e sempre escaldar o tecido antes de usar para ser mais higiênico.

Após o uso, o coador deve ser higienizado com água quente, sem usar sabão ou detergente, e mantido em um pote ou vasilha com água e tampado na geladeira para evitar a proliferação de bactérias.

O coador de pano não dura tanto tempo como o filtro de metal, mas é uma boa alternativa para quem quer reduzir a utilização de filtros de papel.

E você pode aproveitar a borra do café em tratamentos de beleza e no cuidado com as plantas como mostramos nos post abaixo:


Quer ter seu próprio coador de pano?

Compre agora na nossa loja.