Coador de Inox

economia no filtro e muito sabor na xícara

Subscribe call

Nós temos o café ideal para melhorar o café em casa.

Venha descobrir como deixar seu café mais gostoso

Como preparar café usando o coador de inox

o que é necessário

1. Coador de inox.

2. Para o preparo de 200ml de bebida: utilize 20g (2 colheres de sopa cheia) do café coffee&joy de sua preferência, uma moagem média. 

3. 220ml de água mineral ou filtrada. 


Ou você pode utilizar a receita abaixo:

Receita para 400 ml (proporção de 8% para um café mais suave)

32g (3 colheres de sopa cheia) de café coffee&joy na moagem média.

440ml de água filtrada ou mineral


preparando seu café

1. Aqueça a água mineral ou filtrada até levantar bolhas e desligue (90ºc - 96ºc). Reserve em torno de 100ml para escaldar e esquentar o filtro de metal.2. Escolha um café coffee&joy de sua preferência. Se possível, opte por fazer a moagem dos grãos na hora do preparo.

3. Escalde o filtro com os 100ml de água reservados, para se certificar que tirou todas as possíveis impurezas e deixar tudo na temperatura ideal para receber o café

4. Jogue fora a água utilizada na etapa 3.

5. Coloque o café moído no filtro e inicie o processo de pré-infusão, cobrindo todo o pó e aguardando por cerca de 30 segundos até todos os gases dos café sejam liberados nessa etapa.

6. Em seguida, acrescente a água quente aos poucos, em movimentos circulares, mirando no café e evitando jogar água nas paredes do coador. Espere a água descer e vá adicionando a água aos poucos, dando pequenos intervalos entre as adições de água.

7. Quando o café começar a gotejar de forma lenta, retire o coador.

Sirva em seguida. Enjoy!

Os passos acima deverão ser feitos para preparar o café: ferver a água, escaldar o filtro, escolher bem o café que será utilizado, medir a proporção entre café e água, realizar a pré-infusão e finalizar o preparo. Em seguida, cada passo será detalhado para você poder executar com maestria todo o preparo! 

água

Você pode ferver a água normalmente e aguardar cerca de 1 minuto para utilizar diretamente sobre o pó de café. O tempo entre ferver a água e utilizar para escaldar o filtro já é o suficientes para que ela fique numa boa temperatura para ser usada diretamente sobre o pó do café.

Também é preciso retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. Quando a água começa a evaporar, os sais minerais existentes ali ficam mais concentrados. Esses sais minerais concentrados podem prejudicar o gosto no resultado final da sua bebida, por isso é importante retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. E se atentar a qualidade da água que será usada. Prefira sempre uma mineral ou filtrada.

escalde o coador

Utilize a água que você acabou de ferver para escaldar o próprio coador de inox. Esse passo tem como objetivo esquentar o material, o preparar para se utilizado na filtragem do café e retirar algumas possíveis impurezas. 

o café (qualidade e moagem)

O tamanho moagem tem influência direta no resultado do seu café na xícara. Para o coador de inox é recomendado utilizar a granulometria média, pois isso possibilita a extração de uma bebida mais equilibrada e evita o entupimento do filtro.

Para facilitar a comparação em casa, utilize como referência o açúcar cristal. Aqui neste post tem um passo a passo para acercar na moagem do café.

Uma dica muito importante, prefira sempre cafés com torra fresca. O café torrado não estraga rápido, mas ele envelhece, pois oxida e pode perder o potencial do sabor.

proporção

A proporção entre a quantidade de café e água utilizada é importante para se obter uma extração equilibrada e saborosa. Indicamos uma proporção de 10 gramas de café para cada 100ml de água. Essa proporção agrada a maioria dos paladares e é um bom ponto de partida.

Se você utilizar muita água e pouco café a tendência é produzir um café mais suave. Em contrapartida, ao utilizar uma quantidade alta de pó de café e uma quantidade menor de água, você terá um café mais concentrado e intenso.

Não tenha medo de ir testando as proporções para achar aquela que mais te agrada!

pré infusão

A pré-infusão é fundamental para garantir que todas as partículas de café sejam hidratadas. É durante essa etapa que o café libera todos os seus aromas e sabores. Por isso, é importante garantir que as partículas de café tenham sido atingidas pela água igualmente para que as condições de extração de cada partícula seja a mais parecida possível.

finalizando

Tendo feito o processo de pré-infusão, você pode dividir o restante da água em três partes, dando um intervalo de 10 segundos entre cada parte, e fazer movimentos circulares e constantes enquanto estiver jogando a água sobre o pó. Todo esse processo deve durar de 2 a 4 minutos.

A bebida final será encorpada e com uma doçura bastante interessante. Por não utilizar um filtro de papel durante o preparo, os óleos do café ficam presentes na xícara, já que o filtro de papel impede a passagem da maioria deles, dando ainda mais personalidade para a bebida preparada no coador de inox. Ainda, por utilizar uma malha bastante fina de inox, o café resultante será bastante limpo e sem muito resquício de pó de café.

Agora é só aproveitar o café incrível que foi preparado.


Sobre o Coador de Inox (Pour Over)

A marca Bialetti, conhecida mundialmente pela fabricação de métodos de preparo de café, desenvolveu um equipamento que é bastante prático para preparar um café coado. Mais do que isso, a marca conseguiu produzir um equipamento que prepara um café cheio de personalidade.

Por não ser necessário a utilização de filtro de papel durante o preparo, os óleos do café ficam presentes na bebida. O que resulta em um café com um corpo e doçura bastante parecidos com o resultado da prensa francesa.

Em relação às suas características técnicas, o equipamento é feito de inox 18/10. A malha fina que compõe o coador é adequada para utilizar a moagem média, que é a mesma para os filtros de papel normais. Por ser bastante fina, o café não fica com nenhum resquício de pó na bebida. Ainda, por ser constituído com um inox de alta qualidade, é bastante resistente e o equipamento não corre o risco de enferrujar. É fácil de higienizar, basta passar água corrente.

Além disso, por não utilizar filtros de papel é um excelente método para quem se preocupa com a sustentabilidade e o futuro do planeta. 

Na coffee&joy, o Pour Over da Bialetti já faz parte do dia a dia, pelas suas inúmeras vantagens: tanto as sensoriais do resultado da bebida e principalmente para a preservação do meio ambiente. A produção excessiva de lixo já é problema no mundo todo e esta alternativa é excelente para quem ama café coado. Nem precisa falar da economia financeira, por dispensar qualquer acessório extra e os filtros.

Em relação ao preparo, mais especificamente sobre o controle de saída de água, é importante ressaltar que o fluxo é consistente e possível de ser controlado. Os furos existentes na malha de inox permitem controlar o fluxo de água, ou seja, é possível executar diferentes receitas nesse coador, apenas controlando o fluxo de água durante o preparo do café (colocar a água lentamente em movimentos circulares e constantes, resultará numa maior extração e vice versa).


Como limpar o coador de inox

Limpeza Rápida

Após o uso, faça a retirada do pó. Em seguida, retire todos os resquícios de café com água quente. E deixe secar naturalmente antes de guardar.

Limpeza completa

Após a retirada de todos os resíduos de café, mergulhe o coador de inox nem um tigela com água quente e bicarbonato de sódio por 30 minutos. Enxágue passando uma bucha macia no filtro e na parte da saída do café. Esse processo faz com que seu coador não fique obstruído com o tempo de uso.

Enxágue e deixe secar naturalmente antes de guardar.

Como reutilizar a borra

A borra pode ser usada em tratamentos de beleza e no cuidado com as plantas como mostramos nos post abaixo:

Quer experimentar uma forma sustentável de fazer café?

Conheça o Coador de Inox da Bialetti.