O Sítio São João está localizado pertinho da serra de Três Pontas, no sul de Minas Gerais, em uma altitude de 1.000m. Foi adquirido pelo Seu Aderson e Dona Maria Rosa, depois do falecimento do pai dele, em 1992. O sítio estava abandonado, mas Seu Aderson foi cuidando aos poucos da lavoura, até conseguir chegar no ponto que está hoje.
Seu Aderson nasceu, morou e estudou na roça, enquanto seu pai trabalhava com o café. Trabalhou de barbeiro por muitos anos e, quando se aposentou, decidiu voltar a trabalhar e cuidar do sítio, seguindo os passos e tradição do seu pai.
Ele vai todos os dias para a roça e põe a mão na massa! Cuida diretamente de toda produção, durante o ano todo. Apenas quando precisa de um trabalho mais forçado ou na colheita é que conta com ajuda de colaboradores.
O café é todo tratado e adubado com matéria orgânica, a colheita é realizada manualmente e apenas depois que os frutos atingem o grau certo de maturação, para sempre obter cafés de qualidade. Depois de sair da lavoura, os grãos são secos em terreiro de cimento.
Dona Maria Rosa, que é casada com o Seu Aderson há 55 anos, aproveita o sossego do pequeno sítio e sempre está cozinhando no fogão de lenha. Sorte a nossa, que fomos recebidos com um delicioso almoço na nossa visita ao sítio!
Além do café, lá também tem várias árvores frutíferas espalhadas pela lavoura, que rendem boa fruta pra eles e toda vizinhança. A soma disso tudo é a prova na xícara de que simplicidade, dedicação, trabalho e paixão, geram qualidade.
Em memória de Aderson Miranda, selecionamos este lote da variedade Bourbon Vermelho, que passou por um processamento natural. Na xícara, possui notas de caramelo, amêndoas e toque cítrico. Apresenta fragrância de chocolate e amêndoas. Possui uma acidez cítrica, doçura média, corpo médio e finalização de chocolate. Possui 83 pontos no protocolo SCA.
Veja abaixo as certificações que essa fazenda possui: