Sereno
Fazenda Cotrim e D'Alessandro
Origem Manhumirim, MG
Produtor Sérgio Cotrim
Variedade Catucaí Amarelo
Processo de produção Honey
Perfil de torra Média
Sabor Doce com notas de chocolate ao leite, frutas secas, amêndoas e frutas cristalizadas
Acidez Cítrica
Finalização Longa e doce

Conheça o produtor por trás desse café

Sobre a Fazenda

Sérgio herdou a fazenda Cotrim e D’Alessandro dos pais. Seu pai, um imigrante italiano, chegou ao Brasil em 1949 e trabalhava com o comércio, mais especificamente com especialidades domésticas. Em 1966 se casou com a mãe de Sérgio e juntos herdaram a terra dos pais da moça. Pouco tempo depois, em 1970, o casal iniciou as atividades na cafeicultura.

Sérgio iniciou o curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa, mas precisou voltar para casa devido a perda prematura do pai. Aos 20 anos de idade, o produtor assumiu a propriedade. Com a intenção de colocar em prática o que aprendeu com o pai e continuar o seu legado, Sérgio fundou a Associação de Cafés Especiais na região, junto com outros cafeicultores, com o objetivo de conectar as pessoas que possuíam o mesmo ideal de qualidade. A Associação permanece unida até hoje, mais de 20 anos depois.

Além do foco em qualidade, Sérgio caminha junto à sustentabilidade: produz café com responsabilidade sócio-ambiental, utilizando boas práticas de colheita, pós colheita e processamento, de forma racional, minimizando o uso de defensivos e fertilizantes químicos. Toda essa trajetória exige muito conhecimento e adaptação, mas é algo que o produtor não abre mão.

A rastreabilidade dos lotes de café também é de suma importância para o produtor. Para ter um maior controle dela, ele dividiu a fazenda e criou um mapa sensorial da mesma. Com isso, ele percebeu inúmeras variedades distintas e pôde diferenciar o tratamento de cada uma delas, sempre com a intenção de ressaltar todo o potencial dos grãos.

Sérgio é tão assíduo quando o assunto é sustentabilidade, sempre consoante às leis ambientais, que possui um Jequitibá de mais de 100 anos na fazenda! Além disso, a lei exige a preservação de 20% da Mata Atlântica, porém, na fazenda Cotrim e D’Alessandro, o percentual preservado já atinge aproximadamente 37%. Ele também conta com diversos projetos: preservação das nascentes, controle de reciclagem do lixo, tratamento dos resíduos e adubação orgânica através da compostagem da palha do café.

Para o produtor, atrás de uma xícara de café tem muita história. O café é uma grande paixão que une diversos atores, afinal, ninguém faz nada sozinho. O que chega ao consumidor final, nas mesas do café da manhã das pessoas, é fruto de muito trabalho, carinho, dedicação e amor.

Sobre o Café

O Sereno é um café doce, com notas de chocolate ao leite, frutas secas, amêndoas e frutas cristalizadas. Possui acidez cítrica, corpo cremoso e finalização doce. A Fazenda Cotrim e D’Alessandro fica a 900m de altitude, em Manhumirim, na região cafeeira das Matas de Minas. É um Catucaí Amarelo, que passou pelo processamento Honey, com um perfil de torra média e possui 84 pontos no protocolo SCA.

Veja abaixo as certificações que essa fazenda possui: