A Fazenda Guariroba, localizada em Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas Gerais, é um projeto colaborativo encabeçado por Gabriel, Elisa e Homero, com o objetivo de elevar a produção de café a um nível excepcional. Situada a uma altitude de 1.100 metros, a fazenda possui condições climáticas ideais para uma excelente produtividade.
O foco principal é a busca por cafés verdadeiramente únicos, que excedem os padrões de qualidade especiais. Essa dedicação ao aprimoramento se refletiu em prêmios notáveis, como o campeonato do Cup of Excellence em 2016, o principal concurso de qualidade de café do mundo, promovido no Brasil pela Associação Brasileira de Café Especiais (BSCA). Além disso, a fazenda se destacou em concursos regionais e nacionais de qualidade, como o prêmio de melhor café do Sul de Minas em 2018, entre outros.
Toda essa excelência não é alcançada às custas do meio ambiente. A Fazenda Guariroba é certificada UTZ e Rain Forest, demonstrando seu compromisso com a preservação da natureza. Além disso, a fazenda produz toda a energia necessária por meio de painéis solares fotovoltaicos. O cultivo sustentável inclui a proteção de nascentes, o controle de erosão e o plantio de espécies nativas para melhorar a biodiversidade nas áreas ao redor das lavouras.
A preocupação com a sustentabilidade também se estende ao social. O Projeto Sorriso, liderado por Gabriel, Elisa e Homero, visa melhorar a saúde bucal dos funcionários da fazenda e suas famílias, com foco na prevenção e tratamento odontológico. Esse projeto social está se expandindo para a comunidade local, beneficiando ainda mais pessoas em Santo Antônio do Amparo.
Produzir cafés especiais na Fazenda Guariroba é mais do que um processo, é uma transformação. É um cuidado com as pessoas que trabalham na fazenda, com a comunidade circundante e com a natureza que torna tudo isso possível. A fazenda não só busca a excelência na xícara, mas também a excelência em responsabilidade ambiental e social.
Petrichor é um café doce, da variedade Catucaí Amarelo 2SL, cultivado a 1100m de altitude. Passou por um processamento natural e possui notas de chocolate ao leite, amêndoas e frutas secas na fragrância.
Na xícara, tem notas de chocolate ao leite, noz moscada, alecrim e frutas secas. Possui acidez cítrica, corpo cremoso e finalização complexa e doce, além de ser avaliado em 84 pontos pelo protocolo SCA.
Veja abaixo as certificações que essa fazenda possui: