Âmbar
Fazenda Rio Brilhante
Origem Coromandel, MG
Produtor Inácio Carlos Urban
Variedade Arara
Processo de produção Natural
Perfil de torra Média
Sabor Doce com notas de bala de leite, pêssego e caramelo com leve toque floral
Acidez Cítrica
Finalização Longa e doce

Conheça o produtor por trás desse café

Sobre a Fazenda

Em 24 de maio de 1976, o Sr. Inácio Carlos Urban chegou na cidade de Patos de Minas, MG, vindo diretamente da cidade de Não Me Toque, RS. O sr. Inácio era o único homem da família, um jovem de 24 anos, cercado por sete irmãs, em busca de oportunidades que sua cidade natal não conseguia oferecer.

Com muita coragem e uma pitada de ousadia, o sr. Inácio partiu para desbravar o Cerrado Mineiro, uma terra que, até então, só era conhecida por ser um pouquinho teimosa e infértil. Mas ele tinha outros planos. Guiado pelo seu sonho, o sr. Inácio fez a terra florescer, começando a sua incrível jornada.

A história do café chegou um pouco mais tarde, em 1987, quando a produção começou a borbulhar como uma cafeteira em ebulição.

Nasce a Fazenda Rio Brilhante, localizada em Coromandel, no coração do Cerrado Mineiro. Aqui, eles não brincam em serviço! Certificações da UTZ, Rainforest Alliance, 4C, e até um selo de "Região do Cerrado Mineiro", que é tipo o passaporte de origem do café.

Os cafés que surgem nesse pedaço de paraíso são como um paraíso para o paladar, uma combinação mágica das condições climáticas exclusivas do Cerrado Mineiro e padrões de qualidade altíssimos desde a colheita. Com uma altitude de 1.150m, o cultivo cria um clima tão perfeito que o café resultante tem aroma, sabor e personalidade tão distintos que até a própria cafeína tira o chapéu.

Mas peraí, tem mais! A Fazenda Rio Brilhante é a campeã dos prêmios. Três anos seguidos levando o título de melhor café do Cerrado Mineiro, além de ser figurinha carimbada em concursos nacionais como o Cup of Excellence e Coffee of the Year. Imagina a prateleira de troféus deles!

Desde o primeiro grão plantado, o Sr. Inácio sempre teve um lema: qualidade acima de tudo. A cada ano, ele e sua equipe se superam, fazendo com que cada safra seja mais espetacular que a anterior. Tem até especialistas em qualidade de café na jogada, e eles dão treinamentos regulares para manter a equipe afiada como um moedor de café de última geração.

E agora, com 41 anos de história na agricultura e passando a coroa para a próxima geração, o Sr. Inácio conta com a ajuda administrativa de seus filhos, Fernando Urban e Érika Urban. E eles estão mais que prontos para continuar a narrativa dessa família que, a cada dia, expande e diversifica suas aventuras agrícolas.

Sobre o café

O café ambar passou por um processo de secagem natural e é da variedade Arara. Ele foi cultivado a uma altitude de 1150 metros, apresentando um perfil de sabor doce com nuances de bala de leite, pêssego e caramelo, complementadas por um sutil toque floral. Ele se destaca pela acidez cítrica e um corpo cremoso, finalizando com uma persistência longa e doce. Este café recebeu uma avaliação de 84 pontos pelo protocolo SCA (Specialty Coffee Association).

Veja abaixo as certificações que essa fazenda possui: