Refúgio
Fazenda Chapadão
Origem Pratinha, MG
Produtor Ciro, Maisa, Gustavo e Rodrigo Andrade Alvarenga
Variedade Catuaí Vermelho
Processo de produção Natural
Perfil de torra Média
Sabor Doce com notas de calda de ameixa, chocolate ao leite e avelã torrada
Acidez Cítrica
Finalização Longa e doce

Conheça o produtor por trás desse café

Sobre a Fazenda

A história da Fazenda Chapadão, situada no município de Pratinha, na região do Cerrado Mineiro, é uma narrativa de paixão pelo café, união familiar e um compromisso com a qualidade e o meio ambiente. Ciro, Maisa, Gustavo e Rodrigo, juntos, são os produtores responsáveis pelo café Oásis, cultivado a uma altitude de 1215 metros de altitude.

Gustavo, o filho mais velho, e Rodrigo, o caçula, começaram suas jornadas em áreas distintas, como mineração e administração, mas a paixão pelo café e o vínculo familiar os trouxeram de volta à fazenda. Ciro, por sua vez, sempre viveu na propriedade e começou a plantar café quando se casou com Maisa, herdando a fazenda do avô dela. No início, a produção de café não era suficiente para sustentar a família, e eles investiram na pecuária por um longo período, enquanto os filhos estudavam em outras cidades.

Em 2009, Gustavo retornou à fazenda convencido de que o gado não era um negócio tão lucrativo. Foi apenas em 2014 que ele convenceu o pai a investir na produção de café especial. No entanto, naquela época, faltavam oportunidades para estudar e aprofundar-se no mundo dos cafés especiais. A família sabia que o café que produziam era diferente, mas ninguém estava disposto a pagar um preço justo por sua qualidade.

A virada ocorreu em 2019, quando Rodrigo voltou para a fazenda e com maior acesso a oportunidades de aprendizado, eles começaram a perceber o verdadeiro valor do que produziam. Isso os motivou a aprimorar ainda mais os processos de qualidade do café. Eles mecanizaram a fazenda e triplicaram a produção da lavoura, sempre mantendo o respeito pelas características do terreno e pela capacidade da família, que conta apenas com os quatro membros trabalhando na lavoura. Ciro enfatiza que prefere que seja dessa forma, pois isso garante que a qualidade do café seja controlada por eles do início ao fim.

Além da produção de café, a família também é dedicada à preservação da fauna e flora da fazenda. Eles acreditam que a presença de animais indica um ambiente saudável e agradável. Além disso, o plantio constante de árvores em toda a extensão da fazenda atrai passarinhos e promove a biodiversidade.

Hoje, a família da Fazenda Chapadão tem um desejo e um desafio: democratizar o acesso ao mundo dos cafés especiais no Brasil, para que as pessoas possam desfrutar de um café verdadeiramente excepcional. Sua jornada é um testemunho de como a paixão, o esforço e o respeito pela terra e pela natureza podem resultar em cafés de alta qualidade que transcendem gerações.

Sobre o Café

Refúgio é um café doce, cultivado na Fazenda Chapadão, localizada em Pratinha, MG, na região do Cerrado Mineiro, a 1.215 metros de altitude. É da variedade Catuaí Vermelho 144 e passa pelo processo de Cereja Natural.

Com uma fragrância acolhedora de chocolate ao leite, calda de ameixa e avelã torrada, o Refúgio oferece um sabor igualmente rico e suave, com notas de chocolate ao leite, calda de ameixa e avelã torrada. A acidez cítrica é equilibrada, e o corpo amanteigado traz uma textura suave e aveludada. Seu after é longo e doce, proporcionando um final agradável e reconfortante.

Pontuado com 85 pontos no protocolo SCA, o Refúgio é uma excelente escolha para quem busca um café doce e envolvente, com sabores sofisticados e uma textura cremosa. Ideal para momentos de pausa e prazer.

Veja abaixo as certificações que essa fazenda possui:

E aí? Gostou do que viu?

Não perca tempo e adquira já o melhor café que você já fez.

Quero esse café R$ 39,80

Forma de pagamento