Diogo faz parte da quinta geração da família que cuida da Fazenda Recreio, que remonta a 1890. Sua bisavó, Dona Matilde, foi quem permaneceu por mais tempo à frente da fazenda, liderando com dedicação. Diogo chegou à propriedade no ano 2000 para trabalhar ao lado de seu avô, que era o responsável pela gestão da fazenda na época.
Para ele, o café é um desafio constante, e sua missão é aprimorar a qualidade da produção a cada ano. A Fazenda Recreio está localizada no norte do Estado de São Paulo, na região da Mogiana, uma das melhores áreas para a produção de cafés no estado. O microclima único, o solo vulcânico, a altitude de 1.400 metros, o cuidado no manejo das lavouras e o excelente trabalho no pós-colheita são os diferenciais que garantem a qualidade superior dos cafés produzidos por Diogo.
A família é reconhecida por sua excelência e já conquistou prêmios importantes, como o Cup of Excellence, o maior campeonato de café do mundo, além de estar sempre entre os finalistas. Um dos destaques da fazenda são os processamentos de cereja descascado, com ênfase no método honey, que resulta em lotes surpreendentes. A produção de cafés da variedade Bourbon Amarelo também é uma das especialidades da fazenda.
Diogo segue boas práticas de manejo sustentável, com a Fazenda Recreio certificada pela Rainforest. Ele prioriza o uso de produtos naturais para o controle da produção e se empenha em um manejo criterioso, respeitando as exigências da auditoria Rainforest.
Além de se preocupar com a qualidade do café, Diogo também cuida da preservação ambiental. Atualmente, a fazenda conta com 120 hectares destinados à preservação, incluindo um projeto de regeneração de áreas com o plantio de árvores nativas em parceria com a SOS Mata Atlântica. Outros 100 hectares são dedicados à proteção das 29 nascentes de água presentes na fazenda. O esforço em regenerar o meio ambiente já trouxe resultados visíveis, com o retorno de animais silvestres, como o lobo guará e o cachorro do mato, que agora coexistem harmoniosamente com a fazenda.
Diogo é otimista quanto ao crescimento do mercado brasileiro de cafés especiais, que a cada ano tem se fortalecido. Para ele, ainda há muito a ser feito para melhorar a qualidade do consumo diário de café no Brasil, o que, consequentemente, impactará positivamente toda a cadeia produtiva.
Para Diogo, o processo de produção do café é longo e repleto de desafios, mas ele se orgulha do trabalho que faz. Todo o esforço e dedicação de sua equipe se traduzem em um único momento de prazer para quem aprecia uma boa xícara de café. Quando as pessoas começam a compreender o trabalho árduo e o carinho que estão por trás de cada gole, o café se torna muito mais do que uma simples bebida; ele se transforma em uma experiência cheia de significado, resultado de um processo feito com amor e dedicação.
Pomar é um café frutado cultivado na Fazenda Recreio, localizada em São Sebastião da Grama, SP, na região da Alta Mogiana, a 1.400 metros de altitude. Produzido por Homero Teixeira de Macedo Júnior e Diogo Dias Teixeira de Macedo, é da variedade Bourbon Amarelo e passa pelo processo de cereja descascado.
O café apresenta uma fragrância doce e frutada, com notas de melado, limão siciliano, laranja e ameixa, criando uma experiência sensorial refrescante e vibrante. No sabor, as notas de melado, limão siciliano, laranja e ameixa se destacam de maneira harmônica, oferecendo uma degustação equilibrada e intensa. A acidez é cítrica e bem definida, enquanto o corpo amanteigado proporciona uma textura macia e envolvente. O after é longo e doce, deixando um prazer prolongado a cada gole.
Com 87 pontos no protocolo SCA, o Pomar é uma excelente escolha para quem aprecia cafés frutados e refrescantes, com um perfil complexo e saboroso.
Veja abaixo as certificações que essa fazenda possui:
Não perca tempo e adquira já o melhor café que você já fez.
Quero esse café R$ 39,80