A simplicidade, o tato e a curiosidade do produtor Donizeti, nos seus 40 alqueires de terra sobre os morros, faz do café da Fazenda Seixal ser ainda mais especial.
O café é produzido a 1100 metros de altitude, na pequena cidade de Campos Gerais, no sul de Minas Gerais.
Donizeti, que fabrica máquinas e equipamentos agrícolas para outros produtores de café, após tanto contato com a cultura por meio de seus clientes, resolveu comprar a Fazenda Seixal, que já está com ele há 10 anos.
Como está em uma região montanhosa, todo o cultivo é feito manualmente, por conta do difícil acesso das máquinas. Além de dar um toque especial e mais humano, o contato direto do produtor com a sua lavoura é o diferencial para que se extraia uma bebida inigualável.
Dos 40 hectares da Fazenda Seixal, 20 são de mata nativa que rodeiam a sua lavoura, mata esta que é preservada por Donizeti até hoje e que irá continuar assim. Entre as ruas da lavoura, também se encontram árvores nativas e que fazem sombras sobre uma porção de pés de cafés, mantendo a umidade e temperatura dos seus frutos no ponto perfeito para tirar um café especial, o delicioso café de sombra.
A Fazenda Seixal é o recanto de Donizeti, que sempre que possível reúne a família e amigos nos tempos livres. Uma das suas grandes paixões é poder ficar na Fazenda e cuidar pessoalmente de toda a produção.
Preocupado em manter-se atualizado, aumentando a produção e a qualidade do seu café, Donizeti iniciou em 2016 a plantação de mudas de um novo café desenvolvido pelo programa de melhoramento genético do café da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), o Aranãs. A expectativa é que a nova cultivar seja resistente à ferrugem, possuindo alta produtividade, e se destacando com grãos graúdos - porcentagem de peneira de 16 acima - e, o mais importante, extraindo uma bebida de qualidade diferenciada.
A simplicidade do trato do produtor Donizetti comprova, mais uma vez, que dedicação é sinônimo de qualidade. Os grãos foram colhidos manualmente nas serras do pequeno sítio e secados em terreiro.
O trabalho bem feito do produtor, trouxe, na xícara, um café com fragrância e aroma com notas de chocolate, amêndoas, frutas secas e toque cítrico.
No sabor, possui notas de chocolate, amêndoas e frutas secas. A acidez é cítrica, com corpo médio e viscoso. Possui finalização longa com notas que lembram chocolate.
Desde o preparo, passando pelo aroma e finalizando com o sabor na xícara, traz uma experiência de tirar o fôlego. Este café é especialmente dedicado aos bons apreciadores de uma bebida diferenciada e que possuem o paladar refinado.
Com absoluta certeza, este é um café que vale a pena fazer parte do dia a dia de qualquer bom apreciador.