Samurai
Fazenda Caxambu
Origem Três Pontas, MG
Produtor Carmen Lúcia Chaves de Brito (Ucha)
Variedade Catuaí Amarelo
Processo de produção Cereja Natural
Perfil de torra Média
Sabor Notas de uva verde, maçã verde, banana passa, suco de tomate, umami
Acidez Málica
Finalização Longa de maça verde

Conheça o produtor por trás desse café

Sobre a Fazenda

Três gerações da família já fazem parte da história da Fazenda Caxambu. Herança da mãe, hoje ela é cuidada pela produtora Ucha e seus irmãos, que resgatam e mantém toda a ancestralidade da família.

A família se destaca na agricultura, colecionando diversos prêmios e conquistas na qualidade do café, em concursos regionais e nacionais. Somado a isso, Ucha foi eleita Presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) pelo Conselho Diretor, para um mandato entre dezembro de 2017 e 30 de novembro de 2018, período que que essa produtora fantástica ficou na frente da maior entidade do café especial no Brasil.

A Fazenda Caxambu está localizada no sul de Minas Gerais, na cidade de Três Pontas, a 1.180 metros de altitude e só produz café da variedade arábica. Quando, há 10 anos, Ucha assumiu a gestão da fazenda com os seus irmãos, decidiram sair da linha de produção de commodities e partir para o lado da diferenciação e produção de cafés especiais (sorte a nossa!!).

Com mudanças significativas na Fazenda, decidiram focar em qualidade. Para isso, foi necessário muito trabalho e dedicação, principalmente no treinamento dos colaboradores, para que eles pudessem acompanhar, juntos com os produtores, a importância e a diferença do cuidado na lavoura e no processamento, para se obter cafés especiais.

O resultado disso são cafés incríveis que, na xícara, vai contar todo processo qualitativo daquele café. Trabalhando no fronte das descobertas e tecnologias, mas com o cuidado das gerações passadas, Ucha e a família mantém o amor e dedicação no campo.

A chave disso tudo é a ponte entre avanços tecnológicos, métodos diferenciados de trabalho com o café, a fermentação, entre outras coisas. Dessa maneira, ficando na vanguarda do processamento do café, mas, ao mesmo tempo, retomando e continuando as tradições passadas, com costumes da época da sua avó. Manter as raízes e garantir que as futuras gerações continuem o belíssimo trabalho que é realizado lá.

Para alcançar tudo isso, Ucha mantém sempre o foco na sustentabilidade. Mais do que isso, trabalha com enriquecimento de solo com matéria orgânica e possui na Fazenda Caxambu um desenvolvimento agroecológico, para que o café responda à altura do terroir que é próprio dele e, com isso, conseguir realçar as características naturais dos grãos que ali são produzidos.

Sobre o Café

A Ucha já está no menu da Coffee & Joy há três anos e só nos surpreende a cada ano com os lotes de cafés extremamente exóticos que produz.

Para este lote, escolhemos um café da variedade catuaí amarelo, que passou pelo processamento de cereja natural. Possui uma fragrância e aroma de uva. Com notas no sabor que lembram uva verde, maçã verde, banana passa, suco de tomate e o tão procurado umami. Possui acidez málica, corpo médio e uma finalização longa com notas de maçã verde.

Veja abaixo as certificações que essa fazenda possui:

Utz Bsca Rainforest

E aí? Gostou do que viu?

Não perca tempo e adquira já o melhor café que você já fez.

Quero esse café R$ 29,80

Forma de pagamento

Mastercard
Visa
Amex
Elo
Diners
Hiper