Vulcano
Fazenda Recreio
Origem São Sebastião da Grama, SP
Produtor Homero Teixeira de Macedo Junior e Diogo Dias Teixeira de Macedo
Variedade Bourbon Amarelo
Processo de produção Honey
Perfil de torra Média
Sabor Notas de chocolate com cereja, uva passa e laranja cristalizada
Acidez Cítrica equilibrada e doce
Finalização Longa e doce

Conheça o produtor por trás desse café

Sobre a Fazenda

Diogo é a quinta geração da família que está trabalhando na Fazenda Recreio. Datada de 1890, a sua bisavó, Dona Matilde, foi quem teve mais tempo à frente da fazenda.

Ele chegou no ano de 2000, para trabalhar junto com o seu avô, que tomava conta de tudo na época.

Para ele, café é sempre um desafio diferente e está em busca de aumentar, a cada ano, a qualidade da produção.

A Fazenda Recreio está localizada no norte do Estado de São Paulo, na região da Mogiana e a sua localização está em uma das melhores para produção de cafés no estado. O microclima, o solo vulcânico, a altitude de 1.400 metros, o capricho no manejo das lavouras e o excelente trato no pós colheita, são os diferenciais dos cafés produzidos pelo Diogo.

A família coleciona prêmios de qualidade, já foram campeões do Cup of Excellence (o maior campeonato de café do mundo) e sempre está entre os finalistas.

Em processamentos, tem como destaque os descascados. Planta, sobretudo, cafés da variedade Bourbon Amarelo e faz surpreendentes lotes de cereja descascado com mucilagem: o honey.

Trabalha de acordo com boas práticas de manejo da lavoura, certificado pela Rainforest. Usa produtos mais naturais possíveis para o controle da produção. O manejo de sua lavoura é realizado de forma criteriosa, obedecendo à risca a auditoria da Rainforest.

Hoje, possui 120 hectares destinados à preservação ambiental e está fazendo a regeneração de áreas, com plantio de árvores nativas e regeneração natural, inclusive em um projeto em parceria com a SOS Mata Atlântica. Além disso, tem outros 100 hectares destinados à preservação em volta da produção e nos entornos das 29 nascentes de águas que possui lá.

Trabalho que já teve resultado percebido, pois lá voltaram a aparecer animais silvestres que andavam sumidos, como o lobo guará e cachorro do mato. Animais que vivem em perfeita harmonia com a fazenda.

Diogo está na esperança do crescimento do mercado brasileiro e pela busca dos consumidores por cafés especiais, que está cada vez melhor. De acordo com ele, ainda temos que caminhar muito no crescimento da qualidade do consumo diário do nosso país, para melhorar a cadeia do café no Brasil.

O processo para produzir o café é enorme, Diogo tem orgulho em mostrar tudo o que tem por trás dela. Muito trabalho acaba se resumindo em um minuto de prazer para a pessoa que está tomando o café naquele momento. Por isso, quando as pessoas começam a entender a bagagem que aquela xícara carrega, o café ganha mais sentido e aquele instante, quanto se está tomando um café, passa a representar um trabalho incansável de muita luta e carinho por trás de cada gole.

Sobre o Café

Para a fazenda Recreio, que está localizada em uma altitude de 1.400m, foi selecionado um lote da variedade Bourbon Amarelo, que passou por um processamento de cereja descascado com mucilagem: o Honey. Após o processo de descascamento o café foi levado para o terreiro e espalhado em uma camada grossa, onde sofreu uma fermentação natural. Após 6 horas, foi espalhado em camadas mais finas e iniciou-se o processo natural de seca. Em seguida, foi armazenado em tulhas de madeira naval, processado após 60 dias de sua secagem.

Todo este processo em conjunto com o trabalho de definição do perfil ideal da torra, resultou em um café que, na xícara, possui fragrância e aroma cítrico, com notas de chocolate ao leite com cereja e uva passa. No sabor, apresenta notas de chocolate ao leite, uva passa e laranja cristalizada. O equilíbrio entre o gosto doce e ácido é um ponto forte deste café. Possui acidez cítrica alta e equilibrada. O corpo é cremoso e apresenta finalização longa e doce.

Veja abaixo as certificações que essa fazenda possui:

Utz Bsca Rainforest

E aí? Gostou do que viu?

Não perca tempo e adquira já o melhor café que você já fez.

Quero esse café R$ 29,80

Forma de pagamento

Mastercard
Visa
Amex
Elo
Diners
Hiper