Três gerações da família já fazem parte da história da Fazenda Caxambu. Herança da mãe, hoje ela é cuidada pela produtora Ucha e seus irmãos, que resgatam e mantém toda a ancestralidade da família.
A família se destaca na agricultura, colecionando diversos prêmios e conquistas na qualidade do café, em concursos regionais e nacionais. Somado a isso, Ucha foi eleita Presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) pelo Conselho Diretor, para um mandato entre dezembro de 2017 e 30 de novembro de 2018, período que que essa produtora fantástica ficou na frente da maior entidade do café especial no Brasil.
A Fazenda Caxambu está localizada no sul de Minas Gerais, na cidade de Três Pontas, a 1.180 metros de altitude e só produz café da variedade arábica. Quando, há 10 anos, Ucha assumiu a gestão da fazenda com os seus irmãos, decidiram sair da linha de produção de commodities e partir para o lado da diferenciação e produção de cafés especiais (sorte a nossa!!).
Com mudanças significativas na Fazenda, decidiram focar em qualidade. Para isso, foi necessário muito trabalho e dedicação, principalmente no treinamento dos colaboradores, para que eles pudessem acompanhar, juntos com os produtores, a importância e a diferença do cuidado na lavoura e no processamento, para se obter cafés especiais.
O resultado disso são cafés incríveis que, na xícara, vai contar todo processo qualitativo daquele café. Trabalhando no fronte das descobertas e tecnologias, mas com o cuidado das gerações passadas, Ucha e a família mantém o amor e dedicação no campo.
A chave disso tudo é a ponte entre avanços tecnológicos, métodos diferenciados de trabalho com o café, a fermentação, entre outras coisas. Dessa maneira, ficando na vanguarda do processamento do café, mas, ao mesmo tempo, retomando e continuando as tradições passadas, com costumes da época da sua avó. Manter as raízes e garantir que as futuras gerações continuem o belíssimo trabalho que é realizado lá.
Para alcançar tudo isso, Ucha mantém sempre o foco na sustentabilidade. Mais do que isso, trabalha com enriquecimento de solo com matéria orgânica e possui na Fazenda Caxambu um desenvolvimento agroecológico, para que o café responda à altura do terroir que é próprio dele e, com isso, conseguir realçar as características naturais dos grãos que ali são produzidos.
A Ucha já está no menu da coffee&joy há quatro anos e só nos surpreende a cada ano com os lotes de cafés extremamente exóticos que produz. A missão deste ano era trazer um perfil parecido com o café Mestre Apicultor, que foi sucesso na safra 18/19!
Para isso, escolhemos um café da variedade topázio, que passou pelo processamento honey. O café, antes de ser limpado, ficou descansando na tulha ao som de música clássica. Processo indispensável lá na fazenda da Ucha, que aplica a musicoterapia no processo dos cafés especiais.
Na xícara, o café traz fragrância e aroma com notas de bala de leite, uva passa, macadâmia, pamonha e lima.
O sabor é marcante e muito doce, com notas de bala de leite, pamonha, melão pera e maçã. Ao esfriar, apresenta leve nota de iogurte natural com calda de frutas brancas.
Possui acidez complexa e málica, corpo suculento e uma finalização longa e doce.
Mais uma raridade que vale a pena ser apreciada pelos mais finos e exigentes paladares.
Veja abaixo as certificações que essa fazenda possui: