Origami
Sítio União Capãozinho
Origem Piatã, BA
Produtor Glayco Rege Ferreira Barbosa
Variedade Catuaí 144
Processo de produção Natural Fermentado
Perfil de torra Média
Sabor Notas de frutas tropicais, especiarias, ervas finas, suco de tomate, pimentão vermelho e umami
Acidez Complexa málica e cítrica
Finalização Longa e complexa

Conheça o produtor por trás desse café

Sobre a Fazenda

Glayco está na terceira geração da família na produção de café. O interesse dos filhos do Seu João Florentino em manter a tradição da família na produção de café acabou por criar um grupo familiar, com a união de três chácaras lado a lado, na cidade de Piatã, na Bahia.

Seu João Florentino toda vida trabalhou com café, de forma rústica e simples. Até que em meados do ano de 2009 virou a chave para começar na produção de café especial, quando seu filho Glayco retorna para a cidade, agora formado em agronomia. Desde então, foi iniciada uma nova era para a produção de cafés especiais: um exemplo de uma sucessão de sucesso na agricultura familiar.

Glayco começou a despolpar o café, trazer mais conhecimento na produção, além de aprimorar técnicas e outras modalidades de pós colheita para melhorar a qualidade e a produção de café. Desde sua formação, Glayco procura aprimorar seu conhecimento para produção de cafés especiais. O mapeamento da qualidade e as técnicas de pós colheita são aplicadas de forma exemplar, mantendo a qualidade dos lotes produzidos.

O resultado não demorou a chegar. Durante 2 anos, a família teve lotes que ficaram entre os melhores do Cup of Excellence, o concurso de qualidade de café mais renomado no mundo.

O segredo de tanto sucesso, Seu João Florentino confere a um fator de coisas.

Situado em Piatã- BA, na Chapada Diamantina, o sítio Capãozinho, de 5 hectares em seu total e 2 hectares de produção, tem o privilégio de estar em um dos terroir mais admirados por apreciadores de cafés especiais de todo mundo. A altitude de 1.340m é um dos fatores primordiais para tanto sucesso. Os solos férteis e as temperaturas amenas permitem um desenvolvimento dos frutos de maneira mágica e única, trazendo excelência em sua expressão sensorial.

Diante de tantas oportunidades, se faz jus a colheita seletiva, onde somente os frutos no ponto máximo da maturação fisiológica são colhidos. A colheita seletiva é feita em até quatro repasses.

Para o Seu João Florentino e seu filho Glayco, Piatã representa muito bem a Bahia com café de qualidade. Cafés que são plantados lá classificam bem nos mais altos concursos de qualidade. Seu João Florentino e Glayco tem muito amor por sua terra e ela tem retribuído os dois com o 10º colocado no Cup of Excellence em 2010. Já em 2018 duas amostras de lá ficaram entre os 30 melhores cafés do Brasil. É de muita responsabilidade estar representando uma região tão importante na produção de cafés especiais.

E isso é dos motivos que incentiva o Seu João Florentino, que até hoje vai todos os dias para a fazenda, chega no amanhecer e permanece até ficar de noite. Ele cuida, acompanha, instrui e faz acontecer.

Uma agricultura familiar com amor, com carinho, com cuidado, com trabalho fazem a diferença para ter café de excelência.

Sobre o Café

O Glayco só nos surpreende ano a ano. Já é a segunda vez que vamos no Sítio União Capãozinho e o que trouxemos de lá nesta safra vai te dar um "tilt" gustativo. É um café da variedade catuaí 144 que passou pelo processo natural fermentado.

Na xicara, este café apresenta fragrância e aroma complexos com notas de chocolate amargo seguidas por notas de suco de tomate, frutas tropicais, especiarias, ervas finas e pimentão vermelho.

O sabor é marcante com a presença do gosto básico Umani que pode ser evidenciado pela presença das notas suco de tomate e pimentão vermelho. As notas doce e ácidas no sabor vem da presença das notas de maçã gala e uva branca.

A acidez é alta, complexa, málica e cítrica. Possui corpo médio cremoso e finalização longa e complexa.

Um café diferente de tudo o que você já viu.

E aí? Gostou do que viu?

Não perca tempo e adquira já o melhor café que você já fez.

Quero esse café R$ 29,80

Forma de pagamento