Coquetel
Fazenda Salitre
Origem Serra do Salitre, MG
Produtor Maria Soaria Guimarães
Variedade Arara
Processo de produção Natural Fermentado
Perfil de torra Média
Sabor Notas de rum, frutas brancas e manga
Acidez Málica equilibrada
Finalização Longa e complexa

Conheça o produtor por trás desse café

Sobre a Fazenda

Maria Soraia começou na cafeicultura em 1999, mas entrou no mundo dos cafés especiais somente em 2019, motivada pela paixão pelo campo e pelas atividades que o envolvem. Em 2019 mesmo, quando começou a trabalhar com cafés especiais, participou de algumas premiações regionais e foi campeã. Em 2020, para incentivá-la ainda mais, o filho participou e também saiu vitorioso.

Soraia dedicou-se inicialmente para o gado, era produtora de queijo. De tanto seus colegas afirmarem que a região em que ela estava possuía um terroir muito bom para café especial, ela decidiu arriscar. E não é que deu certo? Incentivada por um colega Q-Grader da cidade de Patrocínio, região do Alto Paranaíba de Minas Gerais, Soraia resolveu enviar seus cafés para alguns concursos e foi aí que a série de premiações veio, em três anos consecutivos: 2019, 2020 e 2021. Em conjunto com Augusto, seu filho, Soraia soma diversos prêmios em concursos como Cup of Excellence, Prêmio Minas Gerais de Qualidade do Café, Prêmio do Café da Região do Cerrado Mineiro e Concurso Florada, voltado para as mulheres produtoras.

O café na fazenda Salitre é colhido à mão, seletivamente, e a fermentação é feita em bombona. Soraia acompanha todo o processo pessoalmente, do início ao fim. As responsáveis pela colheita do café são amigas da produtora e trabalham com ela há anos. Ela mantém o costume de presentear as pessoas que com ela trabalham, para que vejam o resultado do esforço, da dedicação e da paixão delas.

Além de exemplo profissional, a produtora também é um exemplo de solidariedade. Em 2021, Soraia doou uma saca de café para o Hospital do Câncer de Patrocínio, que resultou em 200 pacotes de 250 gramas. Com isso, a iniciativa rendeu 7 mil reais para o hospital. Atualmente, essa mesma iniciativa já arrecadou cerca de 58 mil reais.

A fazenda Salitre também se interessa pela sustentabilidade. Uma das preocupações da produtora é certificar-se de que tudo esteja de acordo com as normas ambientais. Ela por si própria cuida das certificações ecossistêmicas garantindo as reservas legais e atentando-se às Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Junto a todo o carinho, cuidado e dedicação da fazenda na receita do seu café especial, Soraia, cheia de orgulho pelo produto que produz, acrescenta muita gratidão. Para ela, ser apaixonada pelo que faz é o maior segredo e diferencial e influencia diretamente na qualidade do café e no resultado na xícara.

Sobre o café

O lote escolhido da Fazenda Salitre vem de uma lavoura localizada a 1280m de altitude. Da variedade Arara, estes grãos foram submetidos ao processamento natural fermentado. Na fragrância, frutas cristalizadas, licor de cacau e frutas tropicais. É um café exótico, com notas de rum, frutas brancas e manga no sabor. Possui acidez málica equilibrada, corpo delicado e finalização longa e complexa.

Veja abaixo as certificações que essa fazenda possui:

E aí? Gostou do que viu?

Não perca tempo e adquira já o melhor café que você já fez.

Quero esse café R$ 29,80

Forma de pagamento