A relação da Fazenda Boa Esperança no café especial é relativamente recente. A Letícia e o Walquer já trabalhavam com cafés antes, mas somente em 2021 resolveram investir no café de qualidade. A fazenda está localizada na região do Córrego Boa Esperança, em São João do Manhuaçu, nas Matas de Minas.
A família Gomes Dutra é composta por pessoas extremamente resilientes e perseverantes. Walquer sentia que o seu café tinha algo de especial e, por isso, sua esposa insistiu para que ele fizesse a prova técnica para saber a pontuação do café. Walquer apresentou certa resistência de início, mas no fim optou por entrar em contato com o Thiers, Q-Grader da coffee&joy, e enviou a amostra para que o café pudesse passar pela prova de qualidade. Thiers se encantou pelo café e nos apresentou à Letícia e ao Walquer, dando início a essa jornada linda da família.
Walquer, que tem o coração repleto de gratidão, conta que o café quase foi vendido por commodities - ele precisava vender o café rápido, afinal, as contas da lavoura já estavam batendo à porta. Dessa maneira, o café seria vendido pelo valor já estipulado no mercado, o que desperdiçaria toda a preocupação do produtor com a qualidade do café.
Letícia e Walquer já contam mais de 10 anos de casados e uma garotinha linda, a Lara. Além da lavoura, os dois também possuem horta de repolho, tomate, couve, cebolinha, entre outros. É quase a feira inteira! Mas, apesar disso, as coisas nem sempre foram fáceis para a família. Walquer perdeu o pai muito cedo, e a única coisa que herdou foram alguns poucos pés de café. Ele abriu uma sociedade junto com o seu cunhado e foi a partir daí que começou a colher café. Hoje, ele brinca que vive mais na lavoura do que dentro da própria casa.
O casal, que mantém sempre um sorriso enorme no rosto, é um exemplo gigantesco de humildade e simplicidade. Walquer sonha com uma vida diferente da própria para a filha, mas garante que, se quiser, ela sempre vai ter um lugarzinho ali na lavoura.
O que importa, de fato, para o produtor, é disseminar a potencialidade do café, num âmbito nacional, interno, para nos incentivar a degustar e valorizar a riqueza que o país oferece.
Este lote selecionado é de um Catucaí 785/15 Vermelho, que passou pelo processo de cereja descascado - o pós colheita onde o café é colhido no ponto exato de maturação e, depois, descascado. Possui fragrância floral com toque cítrico de limão. Na xícara, apresenta notas de bala de leite, limão, capim limão e toque floral. Possui doçura de bala toffee, acidez cítrica, corpo aveludado e finalização longa e doce. É avaliado em 87 pontos pelo protocolo SCA.
Veja abaixo as certificações que essa fazenda possui: