A Fazenda Brejinho está localizada na cidade de Três Corações, no Sul de Minas Gerais, a 1.000 metros de altitude. A Orestina, a Tatiana, o Aldo e o Lucas são os produtores do café Tailândia e fazem parte de uma geração antiga de cafeicultores.
Há 20 anos atrás, com a perda prematura do pai, Aldo abriu mão da faculdade de Agronomia na Universidade Federal de Lavras para retornar à fazenda e tomar frente no processo de produção dos cafés especiais. Sua mãe, Orestina, o acompanhava nos assuntos administrativos e burocráticos e pouco tempo depois seu irmão, Lucas, retornou para tratar, inicialmente, dos assuntos operacionais e maquinários, uma vez que se formou em Engenharia de Controle e Automação. Hoje em dia ele ajuda em todas as áreas da fazenda, do início ao fim.
A família, além de se preocupar com a qualidade do café, tem tentado melhorar a sustentabilidade geral da fazenda, se atentando às novidades na produção do café especial. Nesse sentido, a fermentação natural chamou a atenção dos produtores, devido à praticidade. Eles foram em busca da levedura e, no final, deu mais que certo (sorte a nossa!).
Quando criança, o pai de Orestina torrava o café na própria fazenda, para consumo próprio. Quando se casou com Geraldo, que também vinha de uma família de cafeicultores, ela mantinha o mesmo costume; e como ela sempre foi acostumada a beber café de qualidade, o alimento que ela produz na lavoura não poderia ser diferente.
A Tatiana também retornou recentemente para a fazenda. Apesar de se formar em Odontologia, ela não conseguiu ficar longe do meio rural. A produtora conta que desde criança acompanha o pai na lavoura - enquanto ele trabalhava, ela brincava! Depois de se especializar em Agricultura Orgânica Biodinâmica, ela continuou trabalhando na área rural. Agora, com a família investindo no café de qualidade, ela acredita que gradativamente a sustentabilidade vai tomando conta da lavoura.
Juntos, a família caminha cada vez mais rumo à especialidade e qualidade do café e aproveitam a união para aprender com a lavoura e repassar o conhecimento para outras pessoas.
Selecionamos um lote especial de um café da variedade Mundo Novo, que passou pelo processamento natural fermentado. Apresenta fragrância natural que lembra morango, abacaxi, jaca, mel e maçã. Na xícara, possui notas complexas de doce de manga e leve umami. Tem uma doçura média, acidez málica, corpo cremoso e finalização doce. Possui 86 pontos no protocolo SCA.
Veja abaixo as certificações que essa fazenda possui: