Como fazer café no Koar

o coador feito no Brasil

Subscribe call

Quer comprar café especial para receber em casa?

Acesse para conhecer

Como fazer café no Koar

O Koar é um método de extração de café brasileiro, produzido em Pernambuco. Ele possui ondulações que funcionam como um apoio para o filtro de papel, mas que não deixa ele encostar completamente na superfície, facilitando a passagem da água. 

Com isso, o resultado esperado quando se faz um café no Koar é que, na xícara, o café fique mais encorpado, ressaltando doçura e equilibrando a acidez. Ele é super querido pelos coffee lovers e já tem até campeonatos de preparo com premiação para os melhores cafés feitos usando o método.

Fazer café no Koar não é difícil. Preparamos algumas dicas para você usar ele em casa. Continue lendo ou assista ao vídeo abaixo.


o que é necessário

1. Porta filtros Koar

2. Jarra/decanter ou xícara

3. Filtro Koar 02 ou filtro de V60-02 ou filtro tradicional 03 dobrado em formato cônico

4. Para preparar 300ml de café: utilize 30g do pó de café coffee&joy de sua preferência na moagem média

5. 400ml de água mineral ou filtrada (100ml para escaldar e 300ml para fazer o café)


preparando seu café

1. Aqueça em torno de 400ml de água mineral ou filtrada até levantar bolhas e desligue. Reserve 100ml para escaldar o filtro de papel e aquecer os acessórios que serão utilizados (xícaras e jarra por exemplo).

2. Dobre o filtro e encaixe no Koar. Escalde o filtro com os 100ml de água reservados, para se certificar que tirou todas as possíveis impurezas e sabores presentes no filtro de papel e deixar tudo na temperatura certa para fazer o café.

3. Descarte a água utilizada na etapa 2;

4. Escolha um café coffee&joy de sua preferência. Se possível, opte por fazer a moagem dos grãos na hora do preparo. A moagem média é a mais indicada;

5. Coloque o café moído no filtro e inicie o processo de pré-infusão, cobrindo todo o pó e aguardando por cerca de 30 segundos até todos os gases dos café serem liberados nessa etapa.

6. Em seguida, acrescente a água quente em movimentos circulares, evitando jogar água nas paredes do filtro. Espere a água descer e repita o processo mais duas vezes dando pequenos intervalos entre um e outro.

7. Mexa com uma colher ou mexedor no meio do preparo, para certificar que está extraindo todo o café.

8. Quando o café começar a gotejar de forma lenta, retire o filtro com cuidado e descarte.

Sirva em seguida. Enjoy!

Em seguida, cada passo será detalhado para você poder executar com maestria todo o preparo! 

água

Você pode ferver a água normalmente mas retire ela do fogo assim que entrar em ebulição. Quando a água começa a evaporar, os sais minerais dela ficam mais concentrados e o sabor desses minerais concentrados influencia no gosto do café.

Depois de fervida, aguarde até 1 minuto para utilizar diretamente sobre o pó de café. O tempo entre ferver a água e utilizar para escaldar o filtro já é o suficiente para que ela fique numa boa temperatura para ser usada diretamente sobre o pó do café. Mas não deixe ela esfriar muito.

E se atente a qualidade da água que será usada, prefira sempre uma mineral ou filtrada.

escalde o filtro e os utensílios

Utilize a água que você acabou de ferver para escaldar o filtro de papel. Esse passo tem como objetivo hidratar/saturar o papel para receber o pó de café e retirar possíveis impurezas e gostos que podem ter no filtro e nos acessórios que você vai usar para fazer o café. Também vai deixar os utensílios numa boa temperatura para fazer e receber o café.

o café (qualidade e moagem)

O tamanho da moagem tem influência direta no resultado do seu café na xícara. Uma moagem mais grossa, facilita a passagem da água pelo café, com isso as características do grão (acidez, doçura, corpo e amargor) serão extraídas de uma forma superficial. Já uma moagem muito fina, faz com que a água tenha mais contato com as partículas de café e pode gerar uma super extração, e ressaltar apenas o amargor de sua bebida. Para o Koar é recomendado utilizar a granulometria média fina, pois isso possibilita a extração de uma bebida mais equilibrada. 

Para facilitar a comparação em casa, utilize como referência utilize a moagem entre o açúcar cristal e a farinha de rosca. Aqui neste post tem um passo a passo para acertar na moagem do café.

Uma dica muito importante, prefira sempre cafés com torra fresca. O café torrado não estraga, mas ele envelhece, pois passa por um processo de oxidação e perda de suas características. Ou seja, com o passar do tempo, o café vai perdendo suas características sensoriais.

proporção

A proporção entre a quantidade de café utilizada e água é importante para ter uma extração equilibrada. Indicamos uma proporção de 10g de café para cada 100ml de água. Essa proporção agrada a maioria dos paladares e é um bom ponto de partida para testes e criações de receitas.

Se quiser ir além, a proporção utilizada por muitos baristas e recomendada pela SCA (Specialty Coffee Association) é de 8%, ou seja, 8g de pó de café para cada 100ml de água.

Não tenha medo de ir testando as proporções para achar aquela que mais te agrada!

pré infusão

A pré-infusão é fundamental para garantir que todas as partículas de café sejam hidratadas. É durante essa etapa que o café libera todos os seus aromas e sabores. Por isso, é importante garantir que as partículas de café tenham sido molhadas igualmente para que a condição de extração de cada pó de café seja a mais parecida possível.

finalizando

Tendo feito o processo de pré-infusão, você pode dividir o restante da água em três partes, dando um intervalo de 10 segundos entre cada parte, e fazendo movimentos circulares e constantes enquanto estiver jogando a água sobre o pó. Todo esse processo deve durar de 2'15 a 3 minutos.

Sobre o Koar

O Koar é um método de extração de café produzido inicialmente em cerâmica vitrificada. Criado em Pernambuco, seus 16 sulcos em forma de onda e inclinados a 55ºC, fazem com que o filtro de papel não encoste nas paredes do método e a passagem da água fica mais rápida. 

Com isso, o resultado esperado quando se faz um café no Koar é que, na xícara, o café fique mais encorpado, ressaltando doçura e equilibrando a acidez.