simplicidade e sabor no seu momento café
Ou você pode utilizar as receitas abaixo:
35 gramas (3-4 colheres de sopa cheia) de café coffee&joy
350 ml de água filtrada ou mineral
60 gramas (6-7 colheres de sopa cheia) de café coffee&joy
600ml de água filtrada ou mineral
Os passos acima deverão ser feitos para preparar o café: ferver a água, escaldar o filtro de papel, escolher bem o café que será utilizado, medir a proporção entre café e água, realizar a pré-infusão e finalizar o preparo. Em seguida, cada passo será detalhado para você poder executar com maestria todo o preparo!
Muito é dito sobre ferver ou não a água na hora de preparar o seu café. Você pode ferver a água normalmente. É preciso retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. Quando a água começa a evaporar, os sais minerais existentes ali ficam mais concentrados. Esses sais minerais concentrados podem prejudicar o resultado final da sua bebida, por isso é importante retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição.
Utilize a água que você acabou de ferver para escaldar o filtro de papel. Esse passo tem como objetivo hidratar o filtro de papel para receber o pó de café, remover o gosto de papel que tem o filtro e retirar algumas possíveis impurezas que podem ter no filtro.
Posicione o filtro de papel no coador e escalde bem antes de colocar o café
Sempre que possível prefira moer o seu café na hora. Caso não tenha um moedor em casa, compre o café já moído e com a torra mais recente possível.
A granulometria da moagem tem um papel muito importante na hora de extrair o seu café, pois uma moagem errada pode afetar negativamente sua bebida. Por exemplo, caso utilize uma moagem grossa, a água passará pelo café com mais facilidade, porém terá mais dificuldade para extrair tudo o que o grão pode oferecer. Já com a moagem muito fina, o contato com água e a extração serão maiores, o que pode resultar em uma bebida final muito amarga e desagradável para alguns paladares.
O segredo é escolher a moagem adequada para cada método que você utilizar. Para o filtro, nós indicamos uma moagem média. Para ficar fácil de você comparar em casa se for moer na hora, pode utilizar o açúcar cristal como base.
Mais uma vez, prefira sempre cafés com torra fresca. O café torrado não estraga, mas ele envelhece. Ou seja, com o passar do tempo, o café vai perdendo suas características sensoriais.
A proporção entre a quantidade de café utilizada e água é importante para ter uma extração equilibrada. Indicamos uma proporção de 10 gramas de café para cada 100ml de água. Essa proporção agrada a maioria dos paladares, já que o resultado final da extração não produz nem um café concentrado demais, nem um café muito ralo.
Se você utilizar muita água e pouco café a tendência é você produzir um café mais ralo, que irá te lembrar chá. Em contrapartida, ao utilizar uma quantidade alta de pó de café e uma quantidade menor de água, você terá um café mais concentrado.
É durante essa etapa que o café irá liberar todos seus aromas e sabores. O objetivo dessa etapa é hidratar as partículas do café moído, já que cada uma terá um tempo de absorção diferente, dependendo da moagem. Então, basta jogar água para cobrir todo o pó de café e aguardar o tempo de 30 segundos.
Passado o tempo de pré-infusão, é necessário jogar o restante de água para finalizar a extração. Então, finalize seu café jogando a água de uma lado para o outro. Todo o processo de preparo, deve durar entre 4 e 6 minutos.
Agora é só aproveitar o café que você acabou de preparar!
Em busca de um café gostoso e sem resíduos na xícara, Dona Melitta Bentz, uma dona de casa alemã, inventou o porta filtros que recebe seu nome, em 1908.
Em 1925 o sistema de preparo do café já era um sucesso. Neste período, Dona Melitta registrou a marca e lançou a embalagem verde e vermelha dos Filtros de Papel, como é até hoje.
A Melitta chegou no Brasil por volta de 1968 e hoje é um dos métodos de preparo de café mais utilizados pelos brasileiros, junto com tradicional coador de pano.
Com o passar dos anos o suporte de filtros evoluiu, ganhou muitas cores e mudanças de material (como as versões em porcelana), curvaturas e ângulos, além da adição de um segundo furo - o que facilitou o escoamento da bebida e controle durante a extração.
Por ser um método muito prático na hora de fazer café, hoje é possível encontrar diversas marcas no mercado, de diferentes valores e tamanhos. Essas possibilidades tornam possível pesquisar e encontrar a que melhor se encaixa no seu estilo de vida.
Após o uso, o suporte pode ser higienizado com a própria água quente e ser seco naturalmente ou com um pano que não solte pelos.
A limpeza rápida pode quebrar um galho no dia a dia, mas para garantir uma higienização completa é necessário ir além do enxágue com água.
Utilize uma esponja macia e detergente neutro, sem cheiro. Esfregue delicadamente, inclusive colocando uma leve pressão na base e entre as ranhuras, onde comumente os resquícios de café ficam concentrados. Enxágue com água até remover todo o sabão.
A borra pode ser usada em tratamentos de beleza e no cuidado com as plantas como mostramos nos post abaixo:
O filtro de papel pode ser reutilizado para a confecção de artesanatos, e também como para encapar caixas e cadernos.
Compre agora na nossa loja.