Hario V60

O jeito japonês de filtrar café

Subscribe call

Existe um café muito gostoso para você preparar na V60

Descubra a assinatura de cafés mais flexível que adapta na sua rotina.

como fazer café com a Hario V60


o que é necessário

1. Suporte de filtro V60

2. Filtro de papel próprio para o suporte

3. Para preparar 200ml de bebida (1 xícara): 20 gramas (2-3 colheres de sopa cheia) de café coffee & joy na moagem média

4. 200ml de água mineral ou filtrada

Ou você pode utilizar as receitas abaixo:

Receita para 400 ml (proporção de 8%)

32 gramas de café coffee & joy (3 colheres de sopa cheia)

400 ml de água filtrada ou mineral

Receita para 600ml (proporção de 10%)

60 gramas de café coffee & joy (5-6 colheres de sopa cheia)

600ml de água filtrada ou mineral

preparando seu café

1. Aqueça 300ml de água filtrada ou mineral até levantar fervura (reserve cerca de 100ml para escaldar o filtro de papel). A água deverá estar em uma temperatura de cerca de 90-96 °C. Para chegar nessa temperatura, ferva a água e aguarde um minuto para usá-la.

2. Dobre a costura do filtro de papel e encaixe no porta filtro.

3. Use uma parte da água quente para escaldar o filtro de papel, isso ajuda a limpar o filtro, evita gosto de papel em sua bebida e já deixa tudo na temperatura para preparar o café.

4. Despeje o pó de café no filtro. A moagem deve ser média (se ele for moído imediatamente antes do preparo, fica ainda mais gostoso).

5. Derrame cerca de 50ml de água quente em cima do pó e aguarde 30 segundos, esse momento se chama pré-infusão e é quando os sabores e aromas do café são liberados.

6. Em seguida, adicione o restante da água aos poucos, fazendo movimentos circulares e constantes.

7. espere até que o líquido comece a gotejar na parte de baixo do porta filtro e já está prontinho.

Sirva em seguida. Enjoy!

Os passos acima deverão ser feitos para preparar o café: ferver a água, escaldar o filtro de papel, escolher bem o café que será utilizado, medir a proporção entre café e água, realizar a pré-infusão e finalizar o preparo. Em seguida, cada passo será detalhado para você poder executar com maestria todo o preparo! 

água

Muito é dito sobre ferver ou não a água na hora de preparar o seu café. Você pode ferver a água normalmente e aguardar cerca de 1 minuto para utilizar diretamente sobre o pó de café. Também é preciso retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição.

Quando a água começa a evaporar, os sais minerais existentes ali ficam mais concentrados. Esses sais minerais concentrados podem prejudicar o resultado final da sua bebida, por isso é importante retirar a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. E se atentar a qualidade da água que será usada no preparo da sua bebida. A água da torneira costuma ter muito cloro e pode prejudicar o gosto do café.

escalde o filtro

Utilize a água que você acabou de ferver para escaldar o filtro de papel. Esse passo tem como objetivo hidratar o tecido para receber o pó de café e retirar algumas possíveis impurezas e gostos que podem ter no filtro. Também serve para deixar o coador já na temperatura para preparar o café.

o café (qualidade e moagem)

Sempre que puder, prefira fazer a moagem do grão no momento que for preparar sua bebida. E caso não tenha um moedor perto de você, compre o café já moído e com a torra recente.

O tamanho da moagem tem um papel muito importante na hora de extrair o seu café, pois uma moagem errada pode afetar negativamente sua bebida. Por exemplo, caso utilize uma moagem grossa, a água passará pelo café com mais facilidade, porém terá mais dificuldade para extrair tudo o que o grão pode oferecer. Já com a moagem muito fina, o contato com água e a extração serão maiores, o que pode resultar em uma bebida final muito amarga e desagradável para alguns paladares.

O segredo é escolher a moagem adequada para cada método que você utilizar. Para o coador V60, nós indicamos uma moagem média. Para ficar fácil de você comparar em casa, pode utilizar o açúcar cristal como base para a moagem média. Aqui neste post tem um passo a passo para acercar na moagem do café.

Mais uma vez, prefira sempre cafés com torra fresca. O café torrado não estraga, mas ele envelhece. Ou seja, com o passar do tempo, o café vai perdendo suas características sensoriais.

proporção

A proporção entre a quantidade de café utilizada e água é importante para ter uma extração equilibrada. Indicamos uma proporção de 10 gramas de café para cada 100ml de água. Essa proporção agrada a maioria dos paladares.

Se você utilizar muita água e pouco café a tendência é você produzir um café mais diluído e suave. Em contrapartida, ao utilizar uma quantidade alta de pó de café e uma quantidade menor de água, você terá um café mais concentrado e intenso.

Não tenha medo de ir testando as proporções para achar aquela que mais te agrada!

pré infusão

É durante essa etapa que o café irá liberar todos seus aromas e sabores. O objetivo dessa etapa é hidratar as partículas do café moído, já que cada uma terá um tempo de absorção diferente, dependendo da moagem. Então, basta jogar água para cobrir todo o pó de café e aguardar o tempo de 30 segundos.

finalizando

Passado o tempo de pré-infusão, é necessário jogar o restante de água lentamente para finalizar a extração em movimentos circulares.

Para um melhor resultado, distribua a água sobre o pó em três momentos, dando um intervalo de 10 segundos entre eles. Com isso sua extração vai ocorrer em um tempo maior e todas as características do grão terão mais tempo para serem liberadas e sua bebida ganha uma complexidade maior (acidez, doçura,corpo e amargor), além do equilíbrio.

Enjoy!

Sobre a Hario V60

O suporte V60 recebe esse nome por seu formato cônico ‘V’ e angulação de 60º e é fabricado por uma empresa japonesa especializada em produção de equipamentos para preparar café chamada Hario. O método é muito popular em baristas e coffeelovers pelo mundo todo e sempre marca presença em campeonatos mundiais de preparação de café.

Ele possui espirais internas, que ajudam na expansão do pó de café. Também tem uma abertura com diâmetro maior no fundo, que proporciona um controle na velocidade do fluxo da água, esses dois detalhes são o diferencial desse método.

Os filtros de papel convencionais não se encaixam corretamente nesse suporte, por isso é necessário utilizar o filtro desenvolvido pela própria marca, que possui um formato cônico. O filtro de papel em forma de cone adiciona profundidade à camada de café, de modo que a água flui para o centro, estendendo a quantidade de tempo que está em contato com o café moído.

A bebida preparada na Hario V60 tem como característica equilíbrio entre os sabores do café e limpeza na xícara (não ter presença de resíduos), graças ao filtro de papel utilizado no método.

O filtro V60 evoluiu, o suporte ganhou muitas cores e formas. Hoje é possível encontrar suportes de diferentes valores, tamanhos e materiais. Essas possibilidades tornam possível pesquisar e encontrar a que melhor se encaixa no seu estilo de vida. 

Como limpar a Hario V60

Limpeza Rápida

Após o uso, o suporte pode ser higienizado com a própria água quente e ser seco naturalmente ou com um pano que não solte pelos.

A limpeza rápida pode quebrar um galho no dia a dia, mas para garantir uma higienização completa é necessário ir além do enxágue com água.

Limpeza completa

Utilize uma esponja macia e detergente neutro, sem cheiro. Esfregue delicadamente, inclusive colocando uma leve pressão na base e entre as ranhuras, onde comumente os resquícios de café ficam concentrados. Enxágue com água até remover todo o sabão.

Como reutilizar os filtros e a borra

A borra pode ser usada em tratamentos de beleza e no cuidado com as plantas como mostramos nos post abaixo:

O filtro de papel pode ser reutilizado para a confecção de artesanatos, e também para encapar caixas e cadernos.

Quer começar a filtrar café na V60?

Vejas as opções disponíveis na nossa loja.