Prensa Francesa

Charme e elegância no seu momento café

Subscribe call

Quer o café perfeito para usar com a sua prensa francesa?

Experimente a nossa seleção para transformar o seu momento café.

Como preparar café usando Prensa Francesa

o que é necessário

  1. Prensa Francesa
  2. Para preparar:

2 xícaras: 35 gramas de café coffee&joy e 350ml de água mineral ou filtrada

5 xícaras: 50 gramas (5-6 colheres de sopa) de café coffee&joy e 500ml de água mineral ou filtrada

9 xícaras: 100 gramas de café coffee&joy e 1l de água mineral ou filtrada

preparo

  1. Adicione água quente na Prensa Francesa para deixá-la na temperatura adequada e para limpar qualquer impureza que possa estar nela e descarte logo em seguida.
  2. Despeje o pó de café. A moagem deve ser grossa e recomenda-se que seja moído imediatamente antes do preparo, para um café mais saboroso.
  3. Coloque água até a metade e aguarde 30 segundos para fazer a pré infusão. A água deverá estar em uma temperatura de cerca de 90-96 °C. Para chegar nessa temperatura, ferva a água e aguarde cerca de um minuto para usá-la.
  4. Adicione o resto da água e aguarde 3 minutos. Você perceberá que o café ficará todo na parte superior, portanto, mexa com uma colher, sutilmente.
  5. Encaixe o pistão e, passado o tempo, o pressione para baixo de forma gentil e constante.
  6. Quando chegar ao final, aguarde por 1 minuto antes de servir, para o café decantar e deixar a xícara mais limpa.
  7. Sirva em seguida para interromper o processo de extração. Enjoy!


Dicas de ouro para ter um café perfeito na prensa francesa

O café preparado pela Prensa Francesa tende a ser bastante encorpado e com boa textura. Mais do que isso, ela tende a deixar em evidência todas as características do café. O filtro de metal utilizado no êmbolo não retém os óleos do café, trazendo a tona tudo o que o café tem para nos oferecer. Então, é preciso tomar alguns cuidados para extrair o máximo da prensa francesa. Em seguida, é detalhado mais sobre a água, o café, a proporção e a pré-infusão.

Água

É importante utilizar água filtrada ou mineral. Evite água com gosto excessivo de cloro, pois isso irá influenciar de maneira negativa no seu café. Outro ponto importante, você pode ferver a água. Entretanto, retire a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. Se você deixar a água fervendo por muito tempo os sais minerais existentes ali ficarão mais concentrados. Esses sais minerais concentrados irão influenciar negativamente na sua bebida.

Café

É essencial utilizar um café de qualidade. A Prensa Francesa não fará nenhum milagre. Ou seja, se você optar por utilizar um café de qualidade inferior, a sua bebida irá refletir a qualidade do grão utilizado. Por isso, opte por cafés especiais e com torra recente. Ainda, a moagem utilizada para preparar o café na Prensa é grossa.

Obs: se você tiver moedor em casa, compare com o trigo para quibe, se não tiver, faça pedidos de cafés com moagem grossa. Veja neste post aqui como não errar na moagem do seu café.

Proporção

A proporção entre café e água varia de acordo com o gosto pessoal de cada um. Uma proporção inicial, que tende agradar a maioria dos paladares, é utilizar 10 gramas de café para cada 100ml de água. Você pode se aventurar também, se gostar de um café mais concentrado, é só utilizar uma quantidade maior de pó de café ou reduzir a quantidade se gostar de uma bebida mais suave.

Pré-infusão

A pré-infusão é um passo importante. Ela tem como objetivo hidratar as partículas do café moído, já que cada uma terá um tempo de absorção diferente. Como resultado, o café irá liberar todos os seus aromas e sabores. Depois de hidratar o pó de café, aguarde 30 segundos para passar para a etapa de infusão.

Infusão

Complete com o restante da água. Aguarde entre três e quatro minutos para descer o êmbolo da Prensa Francesa.

Degustando o seu café

Pronto. Agora é só degustar o seu café. A Prensa Francesa tende a produzir um café que traz um pouco mais de resquício de pó na boca. Para minimizar isso é só você aguardar um pouco antes de tomar o seu café, dessa maneira o pó de café irá decantar e você poderá tomar o seu café sem sentir tanto a presença desses pequenos fragmentos de café.

Sobre a Prensa Francesa

Todo mundo gosta de ter um utensílio especial para os momentos do cotidiano. A prensa francesa é um desses utensílio que trazem mais charme e mais elegância durante o seu momento café. Durante o café da manhã, na mesa do café da tarde ou até mesmo depois de um jantar, a prensa é simples e prática para preparar o seu café. Mais do que isso, a curiosidade que envolve a maneira como o café é feito faz com que todo mundo tenha um novo assunto para conversar enquanto o café está sendo preparado. Ou seja, além de ser um utensílio que prepara um café delicioso, também é um utensílio que envolve todos que estão a sua volta.

A prensa francesa é um utensílio de preparar café bastante antigo. Ela possui diversas patentes com diferentes nomes e origens. A primeira versão da prensa francesa foi patenteada em 1852, pelos franceses French Mayer e Delforge. Nessa versão, já existia a ideia de utilizar o recipiente cilíndrico para colocar o café e água e a haste com o filtro conectado na ponta. Para separar o café da água bastava abaixar a haste com o filtro.

Entretanto, o modelo mais parecido com o que utilizamos hoje foi patenteado em 1929 pelos italianos Attilio Calimano e Giulio Moneta. Por ser o modelo mais parecido com o que utilizamos nos dias de hoje, é atribuído a eles a invenção da prensa francesa.

Já a versão com design mais popular foi patenteada pelo suíço Faliero Bondanini em 1958. Essa versão também foi a responsável por tornar a prensa francesa conhecida globalmente. Ainda, acredita-se que a alta popularidade dessa versão na França foi o que ocasionou o nome de prensa francesa.

Enfim, o importante é que a prensa francesa é uma ótima maneira para preparar café. Prática e elegante, traz um charme e tanto para o momento café.

Existem muitos tipos e tamanhos desse método no mercado, desde mais simples ao mais elaborados, de duas a oito xícaras, de diferentes marcas e cores. Essas possibilidades torna possível pesquisar para encontrar ao que melhor se encaixa no seu estilo de vida.

Como limpar sua Prensa Francesa

Limpeza rápida

A limpeza rápida pode ser realizada no dia a dia para facilitar o uso da prensa francesa. Mas recomenda-se sempre fazer uma limpeza completa para não deixar resquícios ou gordura e já ficar pronta para o próximo uso.

Remova todo o líquido da prensa francesa e aguarde até que ela esfrie para começar. Não limpe a prensa francesa quando estiver quente e siga os seguintes passos:

  1. Remova todo o pó de café com auxílio de uma colher, espátula ou com as próprias as mãos. Tome cuidado para não usar algo que possa riscar a jarra;
  2. Adicione água limpa;
  3. Encaixe o êmbolo e aperte para cima e para baixo até que não tenha mais resíduos grudados na jarra ou filtro;
  4. Descarte e enxágue com água limpa;
  5. Se necessário, repita as etapas até que esteja totalmente limpa.

Dica: você pode utilizar uma peneira diretamente na pia para descartar o pó e separar do líquido antes de fazer a limpeza. 

Limpeza completa

A limpeza rápida pode quebrar um galho no dia a dia, mas para garantir uma higienização completa é necessário ir além do enxágue com água.

Existem muitas maneiras de limpar a Prensa Francesa, mas o processo se inicia pelas mesmas etapas da limpeza rápida.

Depois, é necessário desmontar a cafeteira para limpar individualmente todos os seus componentes:

  • Jarra
  • Tampa

Depois, os mais importantes, que no dia a dia não limpamos da melhor maneira.   

Primeiro, desenrosque o parafuso que tem ao final da haste, do lado contrário que está a tampa. Então você irá separar a parte que filtra o café, que necessita de uma boa limpeza, mesmo que eventualmente:

  • Malha/filtro metálico
  • Suporte superior da malha
  • Suporte inferior da malha

Essa parte da limpeza pode ser feita:

Com esponja macia e detergente líquido

Esfregue delicadamente todas as peças e enxague com água até remover todo o sabão.

Obs: Tome cuidado com a esponja, pois o material pode ficar agarrado na malha metálica.

Com bicarbonato de sódio

Para limpar a Prensa Francesa e remover odores e partículas de sujeira, misture bicarbonato de sódio com água — apenas o suficiente para formar uma pasta. Aplique em todas as peças usando uma esponja macia e enxágue com bastante água.

Com vinagre

Também é possível fazer a limpeza da cafeteira com uma mistura de água e vinagre em partes iguais. Essa solução remove até mesmo os resíduos mais difíceis.

Uma dica é utilizar água quente para finalizar sua limpeza e se possível deixe sua Prensa Francesa secar naturalmente, ou utilize um pano limpo e seco que não solte pelos. Depois, basta guardar sua cafeteria para a próxima degustação.

Não tem a sua Prensa Francesa ainda?

Compre agora na nossa loja.