Pressca

versátil e prática: leve seu café para onde for

Subscribe call

Cafés para melhorar o seu dia?

Experimente a nossa seleção para transformar o seu momento café.

como fazer café com a Pressca


o que é necessário

1. Pressca

2. Para o preparo de 200ml de bebida: utilize 20g (2 colheres de sopa cheias) do café coffee&joy de sua preferência, em uma moagem média

3. 220ml de água mineral ou filtrada

preparando seu café

1. Adicione água quente na Pressca para deixá-la na temperatura adequada e para limpar qualquer impureza que possa estar nela e descarte a água logo em seguida.

2. Despeje o pó de café. A moagem deve ser média e recomenda-se que seja moído imediatamente antes do preparo, para um café mais saboroso.

3. Coloque água até a metade e aguarde 30 segundos para fazer a pré infusão. A água deverá estar em uma temperatura de cerca de 90-96 °C. Para chegar nessa temperatura, ferva a água e aguarde cerca de um minuto para usá-la.

4. Adicione o resto da água, mexa tudo com uma colher ou balance levemente a Pressca para certificar que todo o café está hidratado. Encaixe o êmbolo sem pressionar, com a tampinha aberta.

5. Aguarde 3 minutos e meio. 

6. Pressione o êmbolo para baixo de forma gentil e constantemente. Se encontrar alguma barreira, o que é normal, suba ele levemente, mexendo de um lado a outro e depois volte a pressionar para baixo.

Sirva em seguida ou beba direto na Pressca. Enjoy!

Os passos acima deverão ser feitos para preparar o café: ferver a água, escaldar o equipamento, escolher bem o café que será utilizado, medir a proporção entre café e água, realizar a pré-infusão e finalizar o preparo. Em seguida, cada passo será detalhado para você poder executar com maestria todo o preparo! 

água

É importante utilizar água filtrada ou mineral. Evite água com gosto excessivo de cloro, pois isso irá influenciar de maneira negativa no seu café. Outro ponto importante, você pode ferver a água. Entretanto, retire a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. Se você deixar a água fervendo por muito tempo os sais minerais existentes ali ficarão mais concentrados. Esses sais minerais concentrados irão influenciar negativamente na sua bebida. 

Dica: dá para usar também a água quente que fica em garrafa térmica no escritório.

escalde a Pressca

Utilize uma parte da água quente para escaldar o equipamento. Esse passo tem como objetivo aquecer a Pressca para a preparação do café e retirar possíveis impurezas.

o café (qualidade e moagem)

O tamanho moagem influencia diretamente no resultado do seu café na xícara. Uma moagem mais grossa, facilita a passagem da água pelo café, com isso as características do grão (acidez, doçura, corpo e amargor) serão extraídas de uma forma mais lenta. Já uma moagem muito fina, faz com que a água tenha mais contato com as partículas de café e pode gerar uma super extração, e ressaltar apenas o amargor de sua bebida. 

Para facilitar a comparação em casa, utilize como referência utilize o açúcar cristal. Aqui neste post tem um passo a passo para acertar na moagem do café.

A Pressca permite a utilização de diferentes tipos de moagem. Ou seja, é possível você utilizar desde moagem média até a moagem mais grossa. Variando o tipo da moagem você consegue obter resultados diferentes para um mesmo café. Nesta receita iremos utilizar a moagem média.

Uma dica muito importante, prefira sempre cafés com torra fresca. O café torrado não estraga, mas ele envelhece, pois passa por um processo de oxidação. Ou seja, com o passar do tempo, o café vai perdendo suas características sensoriais.

proporção

Aqui você também pode variar bastante para obter diferentes resultados para o seu café. Neste preparo em específico, vamos utilizar uma proporção de 10g de café (1 colher de sopa cheia) para cada 100ml de água. Essa é uma proporção que tende a agradar a maioria das pessoas, pois o resultado é um café bem equilibrado. Você pode testar diferentes proporções, isso te ajudará a entender qual proporção agrada mais o seu paladar. 

pré infusão

A pré-infusão é fundamental para garantir que todas as partículas de café sejam hidratadas. É durante essa etapa que o café libera todos os seus aromas e sabores. Por isso, é importante garantir que as partículas de café tenham sido atingidas pela água igualmente para que as condições de extração de cada partícula seja a mais parecida possível.

finalizando

Para finalizar, complete com o restante da água. Aguarde três minutos e meio, mexa com uma colher para quebrar a crosta do café, e abaixe o êmbolo.

Sobre a Pressca

Tomar café de qualidade logo no início do dia, faz toda a diferença para enfrentarmos os desafios do dia a dia. Por isso, ter utensílios que auxiliam tanto na praticidade quanto na agilidade na hora de preparar o café faz toda diferença. Já imaginou poder preparar o seu café, sem dificuldades, onde você estiver? Mais do que isso, poder sair de casa carregando o seu café junto com o utensílio utilizado para prepará-lo? Então, é exatamente isso que você terá com a Pressca em conjunto com um café especial!

A Pressca é uma maneira bem versátil de preparar café. Ela foi criada por um barista brasileiro. Feita de plástico resistente e livre de BPA (Bisfenol A, um composto utilizado para fabricar o policarbonato). A sua praticidade chama a atenção de quem deseja fazer o seu café e carregar por onde for. 

A sua composição é bem simples, basicamente as suas partes são: o corpo e o êmbolo. O corpo é composto por dois copos, um externo e um interno, para auxiliar no isolamento térmico. Já o êmbolo é composto por um filtro de aço inoxidável e uma borracha.

Um outro diferencial da Pressca, é sua variedade de cores, tem um para cada gosto.

como limpar a Pressca

Limpeza Rápida

Desmonte o equipamento e descarte a borra (no final do post temos algumas dicas de como reutilizar a borra). 

Lave as partes com água corrente, se for possível, água quente. E deixe secar naturalmente. 

Na hora de guardar, certifique-se de deixar o êmbolo separado do copo. Isso irá auxiliar a manter a conservação da borracha.

Limpeza completa

Desmonte sua Pressca e descarte a borra. Desencaixe todos os componentes (filtro, base e bico).

Utilize uma esponja macia e algumas gotas de detergente neutro para a limpeza. Enxágue bem todas as partes e deixe secando naturalmente.

Na hora de guardar, certifique-se de deixar o êmbolo separado do copo. Isso irá auxiliar a manter a conservação da borracha.

Como reutilizar os filtros e a borra

A borra pode ser usada em tratamentos de beleza e no cuidado com as plantas como mostramos nos post abaixo:

- Como fazer um esfoliante caseiro com borra de café

- Como reutilizar a borra de café nas plantas

não tem a sua Pressca ainda?

escolha na sua cor favorita!